HomePerguntas e RespostasQuem foram os 12 Apóstolos de Jesus?

Quem foram os 12 Apóstolos de Jesus?

Conhecendo os Doze Apóstolos de Jesus

Ao longo da história, muitos personagens bíblicos têm desempenhado papéis fundamentais. Entre eles, os doze apóstolos de Jesus Cristo ocupam um lugar de destaque. Então, quem foram esses homens que seguiram Jesus e ajudaram a estabelecer os alicerces do Cristianismo? Vamos explorar juntos.

Os Doze Apóstolos Selecionados por Jesus

A lista dos doze apóstolos é encontrada em diversas passagens do Novo Testamento. Uma delas é em Mateus 10:2-4:

“Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, que também o traiu.”

O Primeiro: Pedro

Simão Pedro, muitas vezes simplesmente chamado de Pedro, era pescador de profissão. Ele é reconhecido por sua fé inabalável e, ao mesmo tempo, por suas dúvidas humanas. Jesus deu-lhe o nome de Pedro, que significa “rocha”, refletindo a forte fé que ele demonstrou. Pedro é frequentemente lembrado por negar Jesus três vezes antes do galo cantar, como previsto por Jesus (Mateus 26:69-75). Apesar disso, ele se tornou um líder essencial na igreja primitiva após a ressurreição de Jesus.

André

André era irmão de Pedro e também um pescador. Ele foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus. André é conhecido por trazer pessoas a Jesus, incluindo seu próprio irmão, Pedro (João 1:40-42). Seu papel como evangelista mostra a importância de compartilhar a boa nova de Jesus.

Tiago e João, os Filhos de Zebedeu

Tiago e João, também conhecidos como “filhos do trovão”, eram irmãos e pescadores como Pedro e André. Eles eram conhecidos por seu zelo e, às vezes, temperamento forte. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado (Atos 12:1-2). João, por outro lado, é tradicionalmente atribuído como o autor do quarto Evangelho e do livro do Apocalipse.

Filipe e Bartolomeu

Filipe era de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André. É mencionado várias vezes no Evangelho de João, sendo o apóstolo que levou Natanael (também conhecido como Bartolomeu) a Jesus (João 1:43-51). Bartolomeu é muitas vezes identificado com Natanael na tradição cristã.

Tomé e Mateus

Tomé é talvez mais conhecido por sua dúvida inicial sobre a ressurreição de Jesus, o que lhe valeu o apelido de “Tomé, o incrédulo”. No entanto, quando Jesus apareceu a ele, Tomé fez uma das mais fortes confissões de fé, chamando Jesus de “Meu Senhor e meu Deus!” (João 20:24-28). Sua história nos lembra que a dúvida pode levar a uma fé mais profunda.

Mateus, também conhecido como Levi, era um cobrador de impostos, uma profissão geralmente desprezada na época. No entanto, Jesus viu além de sua ocupação e o chamou para ser um de Seus seguidores. Mateus respondeu imediatamente ao chamado, deixando tudo para seguir Jesus (Mateus 9:9). Sua inclusão entre os apóstolos mostra a capacidade de Jesus de transformar e usar qualquer pessoa, não importa seu passado.

Tiago, Filho de Alfeu, e Tadeu

Tiago, filho de Alfeu, é muitas vezes chamado de “Tiago, o Menor” ou “Tiago, o Justo” para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu. Não sabemos muito sobre ele a partir das Escrituras, mas ele é uma lembrança de que mesmo aqueles que trabalham nos bastidores têm um papel importante no Reino de Deus.

Tadeu também é conhecido como Lebeu ou Judas, filho de Tiago. Assim como Tiago, filho de Alfeu, Tadeu é um dos apóstolos menos mencionados na Bíblia. No entanto, em João 14:22, ele faz uma pergunta importante a Jesus sobre como Jesus se revelará a eles.

Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes

Simão é identificado na Bíblia como o “cananita” ou “zelote”. Esses títulos sugerem que ele pode ter sido membro de um grupo radical judeu que se opunha à dominação romana.

Por último, mas certamente não menos importante, temos Judas Iscariotes, o apóstolo que se tornou traidor. Apesar de ser um dos doze, Judas traiu Jesus entregando-O às autoridades por trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16). Sua história serve como um aviso solene sobre as consequências do pecado.

O Apóstolo Paulo foi um Apóstolo de Jesus?

Paulo de Tarso, comumente conhecido como Apóstolo Paulo, é uma figura extremamente importante no Cristianismo. A sua contribuição para o Novo Testamento, bem como a sua extensa atividade missionária, teve um impacto significativo na disseminação do Evangelho.

No entanto, quando falamos dos “doze apóstolos”, Paulo não faz parte daquela lista original que inclui Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananita e Judas Iscariotes. Estes foram os discípulos que Jesus escolheu durante o seu ministério terreno.

Paulo, por outro lado, teve uma experiência única. Originalmente chamado Saulo, ele era um fariseu zeloso que inicialmente perseguia os seguidores de Jesus. No entanto, no caminho para Damasco, ele teve uma visão de Jesus ressuscitado que transformou completamente a sua vida. Após essa experiência, Saulo mudou o seu nome para Paulo e passou a proclamar o evangelho de Jesus Cristo com fervor e paixão.

Embora Paulo não tenha sido um dos doze apóstolos originais, ele se referiu a si mesmo como um apóstolo em várias ocasiões. Em suas cartas, Paulo afirmou que ele foi chamado para ser um apóstolo por Jesus Cristo e Deus Pai (ver Gálatas 1:1). Ele também descreveu a si mesmo como “o menor dos apóstolos” (1 Coríntios 15:9).

Assim, enquanto Paulo não estava entre os doze originais, ele é considerado um apóstolo devido à sua comissão divina e ao seu papel fundamental na expansão do cristianismo. Sua autoridade apostólica, como evidenciada em suas cartas e viagens missionárias, foi reconhecida pelas primeiras comunidades cristãs. Portanto, embora não tenha sido um dos doze, Paulo é justamente reconhecido como um dos apóstolos mais influentes da história do cristianismo.

Conclusão

A história dos doze apóstolos de Jesus é uma mistura de fé, dúvida, coragem, medo, lealdade e traição. Cada um deles, com suas forças, fraquezas e falhas, foi usado por Deus para cumprir Seus propósitos. Eles nos lembram que Deus pode usar qualquer pessoa, não importa seu passado, para fazer grandes coisas em Seu nome. Então, se você já se sentiu inadequado, lembre-se dos apóstolos. Deus não chama os qualificados; Ele qualifica os chamados.

Perguntas Frequentes Sobre os Doze Apóstolos

1. Quem foram os doze apóstolos de Jesus?

Os doze apóstolos foram Pedro, André, Tiago filho de Zebedeu, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananita e Judas Iscariotes. Cada um deles deixou sua vida para seguir Jesus e contribuiu para a fundação do Cristianismo.

2. Qual era a profissão dos apóstolos antes de seguir Jesus?

Vários dos apóstolos eram pescadores, incluindo Pedro, André, Tiago e João. Mateus era cobrador de impostos. As profissões dos outros apóstolos não são mencionadas especificamente na Bíblia.

3. Quem foi o primeiro apóstolo a seguir Jesus?

André, o irmão de Pedro, foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus. Ele é conhecido por trazer outras pessoas a Jesus, incluindo seu próprio irmão, Pedro.

4. Quem substituiu Judas Iscariotes entre os doze apóstolos?

Após a traição e morte de Judas, os apóstolos restantes escolheram Matias para substituí-lo, conforme descrito em Atos 1:15-26.

5. Por que Judas traiu Jesus?

Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata, conforme registrado em Mateus 26:14-16. As razões específicas por trás de sua traição não são totalmente claras na Bíblia, mas ele se arrependeu amargamente de sua ação e acabou tirando a própria vida.

6. Os apóstolos eram perfeitos?

Não, os apóstolos não eram perfeitos. Eles tinham suas próprias fraquezas e cometeram erros. Pedro, por exemplo, negou Jesus três vezes. Tomé duvidou da ressurreição de Jesus. No entanto, apesar de suas falhas, eles foram usados por Deus de maneiras poderosas.

7. Os apóstolos escreveram a Bíblia?

Alguns dos apóstolos contribuíram para os livros do Novo Testamento. Mateus e João são tradicionalmente considerados autores dos evangelhos que levam seus nomes. Pedro e João também são atribuídos como autores de várias cartas no Novo Testamento. No entanto, nem todos os apóstolos são conhecidos por terem escrito partes da Bíblia.

Siga-nos em nosso canal no Youtube: Pensando Bíblia

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes