HomeEstudo BíblicoA história do Apostolo Pedro: Sua Vida e Morte

A história do Apostolo Pedro: Sua Vida e Morte

A Vida e Morte do Apóstolo Pedro

Conheceremos mais sobre a história de Pedro, apóstolo do Senhor Jesus, que foi um dos primeiros discípulos escolhidos por ele. Pedro é conhecido por diferentes nomes na Bíblia, como Cefas, Simeão e Simão.

A História de Pedro

Pedro nasceu em Betsaida, uma aldeia de pescadores na região costeira do mar da Galiléia, e também tinha uma casa em Cafarnaum, na Galiléia (Marcos 1:21s). É possível que sua residência fosse em Cafarnaum, e Betsaida apenas sua aldeia de origem. Seu irmão André também era apóstolo e pescador, e seu pai, Jonas, provavelmente era um pescador como eles (João 1:42).

Pedro era casado, e Jesus curou sua sogra de uma febre (Marcos 1:30). É provável que sua esposa o acompanhasse em viagens ministeriais na Igreja Primitiva (1 Coríntios 9:5).

Apesar de sua educação considerada limitada, Pedro falava aramaico com forte sotaque da Galiléia, idioma que também usava para ler e escrever (Mateus 26:73; Marcos 14:70). Ele também sabia um pouco de grego, possivelmente devido à sua profissão que envolvia contato com gentios. O grego era muito utilizado na época, sobretudo nas cidades de Decápolis.

Versículos bíblicos para embasar:
  • “Encontramos primeiro a Simão, irmão de André, e lhe dissemos: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).” (João 1:41)
  • “E levou-o a Jesus. Olhando Jesus para ela, disse: Paz seja contigo, minha filha, a tua fé te salvou. E imediatamente ela ficou sã.” (Mateus 9:21-22)
  • “E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.” (Mateus 14:28)
  • “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que antes que o galo cante, me negarás três vezes.” (João 13:38)

Pedro, Cefas, Pedra

Pedro é conhecido por diferentes nomes na narrativa bíblica. Possivelmente seu nome original era Simeão em hebraico, utilizado em Atos 15:14 e 2 Pedro 1:1. Quando ele se encontrou com Jesus, o Senhor o chamou de Cefas, que significa “rocha” em aramaico e em sua forma grega é Pedro (João 1:42).

Esse título se refere ao fato de que Pedro se tornaria firme como uma rocha, ao invés de uma pessoa com temperamento inconstante. Na narrativa do Novo Testamento, o apóstolo Paulo o chamava de Cefas (1 Coríntios 1:12; 15:5; Gálatas 2:9), enquanto o apóstolo João geralmente o chamava de Simão Pedro. Marcos, por sua vez, o chamou de Simão até o capítulo 3 de seu livro e depois passou a designá-lo como Pedro.

Versículos bíblicos para embasar:
  • “Ele o trouxe a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: ‘Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas’ (que significa Pedro).” (João 1:42)
  • “Porém, quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível.” (Gálatas 2:11)
  • “Eu sou de Paulo, eu de Apolo, eu de Cefas, eu de Cristo.” (1 Coríntios 1:12)

 Apóstolo Pedro e sua Personalidade impulsiva

De acordo com as referências disponíveis no Novo Testamento, o apóstolo Pedro era um homem simples, direto e impulsivo, típico de um homem do campo. Além disso, parece que ele possuía habilidades naturais de liderança, provavelmente por ser comunicativo, vigoroso e caloroso. Em algumas ocasiões, como no episódio da traição de Jesus no Getsêmani, Pedro demonstrou ser emotivo, sanguíneo e autoconfiante.

Versículos bíblicos para embasar:
  • “Então, Pedro lhe perguntou: ‘Senhor, para onde vais?’ Jesus respondeu: ‘Para onde eu vou, você não pode me seguir agora, mas me seguirá mais tarde.'” (João 13:36)
  • “Quando, pois, Pedro viu isso, perguntou a Jesus: ‘Senhor, e este homem?’ Jesus lhe respondeu: ‘Se eu quiser que ele permaneça até que eu venha, o que é isso para você? Siga-me você’.” (João 21:21-22)
  • “Pedro, então, se lembrou das palavras que Jesus lhe tinha dito: ‘Antes que o galo cante, você me negará três vezes’. E, saindo dali, chorou amargamente.” (Mateus 26:75)

Jesus escolhe o Apóstolo Pedro como discípulo 

De acordo com o Evangelho de João, Pedro teve seu primeiro contato com Jesus por intermédio de seu irmão André (João 1:41), antes do início do ministério público do Senhor na Galiléia. Pedro e André continuaram com a pescaria até receberem um convite de Jesus enquanto estavam pescando no mar da Galiléia (Marcos 1:16s).

Mais tarde, Jesus escolheu doze homens para serem seus discípulos mais próximos, incluindo o apóstolo Pedro, que foi um dos primeiros a ser chamado (Marcos 5:37; 9:2; 14:33). Nas listas que trazem a relação dos doze discípulos de Jesus, o nome de Pedro sempre aparece em primeiro lugar (Marcos 3:16-19; Lucas 6:14-16; Mateus 10:2-4; Atos 1:13,14).

Versículos bíblicos para embasar:
  • “Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, e lhe disse: ‘Achamos o Messias’ (que, traduzido, é o Cristo).” (João 1:41)
  • “E disse-lhes Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19)
  • “Estes são os doze que Jesus escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro…” (Marcos 3:16)
  • “E, quando chegou a hora, Jesus tomou lugar à mesa, e os apóstolos com ele.” (Lucas 22:14)

Pedro durante o ministério de Jesus

Durante o ministério de Jesus, o apóstolo Pedro teve uma participação significativa. Ele foi um dos primeiros discípulos a ser chamado, esteve entre os três mais próximos de Jesus e, em muitas ocasiões, agiu como porta-voz dos Doze (Mateus 15:15; 18:21; Marcos 1:36s; 8:29; 9:5; 10:28; 11:21; 14:29; Lucas 12:41).

Pedro pediu para encontrar Jesus andando sobre as águas (Mateus 14:28) e esteve com Tiago e João no episódio da transfiguração (Mateus 17:1-8). Ele também tentou repreender precipitadamente Jesus diante do anúncio de sua morte iminente no Calvário (Mateus 16:22).

Quando Jesus perguntou a seus discípulos quem eles achavam que Ele era, Pedro confessou que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:16). Jesus atribuiu a resposta de Pedro como uma revelação de Deus dada a ele. Nessa mesma ocasião, Jesus pronunciou a famosa frase “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

Essa frase tem sido objeto de muitos debates. Alguns sugerem que a “pedra” seria o próprio Pedro, enquanto outros defendem que a “pedra” seria a verdade que foi declarada por Pedro, isto é, o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Pedro ouviu diretamente de Jesus a ordem “apascenta minhas ovelhas” (João 21:17). Em uma ocasião, ele questionou Jesus sobre a situação dele e dos demais que haviam deixado tudo para segui-lo e ouviu do Senhor a promessa das bênçãos do reino de Deus (Marcos 10:28; Lucas 18:28).

Versículos bíblicos para embasar:
  • “Disse-lhes Jesus: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:15-16)
  • “E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)
  • “Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:17)

O apóstolo Pedro também aparece de forma bastante ativa durante a narrativa dos últimos momentos do Senhor Jesus antes da crucificação. Juntamente com o

Segundo o apóstolo João, Pedro foi incumbido por Jesus de organizar a última ceia em Jerusalém (Lucas 22:8). Embora no início tenha relutado em deixar que Jesus lhe lavasse os pés, Pedro acabou por entender a importância do ato e até pediu por um banho completo (João 13).

Durante a prisão e crucificação de Jesus, Pedro negou o Senhor três vezes, como Jesus havia previsto. Essa negação contrasta com o comportamento corajoso que Pedro demonstrou ao cortar a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote, na hora da prisão. No entanto, ao lembrar-se das palavras de Jesus, Pedro se arrependeu profundamente (Mateus 26:34-75; Marcos 14:30-72; Lucas 22:34-62; João 18:27).

Embora os Evangelhos não o mencionem, é possível que Pedro tenha testemunhado a crucificação. O Cristo ressurreto apareceu pessoalmente a Pedro (Lucas 24:33,34; 1 Coríntios 15:5).

Pedro líder da Igreja Primitiva

No dia de Pentecostes, Pedro pregou o Evangelho e cerca de 3 mil pessoas se converteram (Atos 2:14). Até o capítulo 13 de Atos dos Apóstolos, Pedro aparece como um líder importante da igreja em Jerusalém, mas Tiago liderou o Concílio de Jerusalém e tomou decisões importantes sobre a participação dos gentios na Igreja (Atos 15:1-21).

Pedro escolheu Matias para preencher a vaga deixada por Judas (Atos 1) e realizou grandes milagres. As pessoas colocavam os doentes perto dele para que a sombra dele os curasse (Atos 3:1-10; 5:12-16). Ele declarou as famosas palavras: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, eu te dou em nome de Jesus Cristo, o Nazareno. Levante-se e ande” (Atos 3:6). Ele também ressuscitou Dorcas (Atos 9:36-41).

Pedro disciplinou Ananias e Safira por serem perversos e mentirosos (Atos 5:1-11) e os matou de forma sobrenatural. Durante a perseguição em Jerusalém após a morte de Estêvão, ele expandiu seu ministério para outros lugares, como Samaria, as cidades costeiras de Lídia, Jope e Sarona. Talvez Tiago tenha assumido a liderança em Jerusalém nesse período.

Pedro anunciou as boas novas à família de Cornélio em Cesaréia (Atos 10:1-45) e esteve em Antioquia (Gálatas 2:11), onde teve um conflito com Paulo. Paulo o repreendeu por sua hipocrisia, mas eles resolveram o conflito e Pedro o chamou de “nosso amado irmão” (2 Pedro 3:15). Na igreja em Corinto, alguns seguiam Pedro enquanto outros seguiam Paulo, Apolo e Cristo, indicando que ele visitou a igreja pessoalmente.

Versículos bíblicos para embasar:
  • E, como ele falasse ainda, veio o Espírito Santo sobre todos os que o ouviam a palavra” (Atos 2:33).
  • “E estendeu a mão, e o levantou. E as mãos se lhe fixaram fortes, e se fortificaram as suas pernas” (Atos 3:7).
  • “E, tendo ele falado estas palavras, veio do céu um som, como de um vento veemente, e encheu toda a casa onde estavam assentados” (Atos 2:2).
  • “E, ao chegar ele, falou com ele a palavra, dizendo: Cornélio, homem justo e temeroso de Deus, e tido por boa testemunha por toda a nação dos judeus, foi por revelação divina acercado de mim, para que ouvisse de minha boca as palavras do evangelho” (Atos 10:22).
  • “E, quando seus olhos foram abertos, e ele a conheceu, levantou-se e, chegando-se, adorou aos seus pés, e, como a judeus, retornou, glorificando a Deus” (Atos 9:40).
  • “E, naquela hora, descobrindo-se os olhos dele, e vendo a Paulo, pôs-se em pé, e, abraçando-o, disse: Irmãos, até agora eu era fiel em todos os mandamentos da lei, desde a minha mãe” (Atos 9:17-18).

Como morreu o Apostolo Pedro?

Depois de 50 d.C., as informações sobre o apóstolo Pedro não são tão detalhadas. No entanto, baseados nas duas epístolas que ele escreveu, sabemos que ele continuou a pregar a Palavra de Deus e a cuidar do rebanho até o momento de sua morte (1 Pedro 5:1,2).

Há um grande debate sobre se Pedro realmente se estabeleceu em Roma. O que sabemos é que a igreja em Roma não foi fundada por ele, já que é improvável que Paulo escrevesse uma epístola para a igreja sem mencioná-lo. Não há base bíblica para afirmar que ele foi o primeiro bispo de Roma ou que liderou a igreja por um período considerável. A tradição nesse sentido é questionável.

Leia Também: Quem eram os 12 Apostolos de Jesus?

No entanto, é provável que Pedro tenha visitado Roma perto do final de sua vida e tenha escrito suas duas epístolas da cidade. Em 1 Pedro 5:13, ele se refere a si mesmo como estando em “Babilônia”. A maioria dos estudiosos entende isso como uma referência a Roma. A presença de Marcos também apoia essa interpretação.

Exegese sobre apostolo Pedro para pregação com versiculos biblicos

A Vida e a Fé do Apóstolo Pedro

I. O chamado de Pedro (João 1:40-42) João 1:40-42 nos apresenta o primeiro encontro de Pedro com Jesus. Seu irmão, André, havia encontrado Jesus primeiro e, imediatamente, buscou compartilhar a boa notícia com Pedro: “Achamos o Messias”. Jesus então, olhando para Pedro, lhe deu um novo nome, “Cefas”, que significa “pedra”.

II. A fé de Pedro (Mateus 14:22-33) Um dos episódios mais marcantes na vida de Pedro é sua tentativa de andar sobre as águas. Mateus 14:22-33 nos mostra a fé e a coragem de Pedro ao caminhar em direção a Jesus em meio à tempestade. Mesmo que ele tenha duvidado e começado a afundar, Jesus o resgatou, ensinando-lhe uma lição valiosa sobre confiar no Senhor.

Veja também: O Que é o Espírito Santo na Bíblia?

 

III. A confissão de Pedro (Mateus 16:13-20) Em Mateus 16:13-20, Jesus pergunta aos discípulos quem eles pensam que Ele é. Pedro, sem hesitar, responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Esta confissão mostra o entendimento de Pedro sobre a verdadeira identidade de Jesus e sua fé nEle. Jesus então confirma a importância de Pedro ao dizer: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”.

IV. A negação de Pedro (Mateus 26:69-75) Apesar de sua fé e devoção, Pedro também enfrentou momentos de fraqueza. Em Mateus 26:69-75, vemos como Pedro nega Jesus três vezes, cumprindo a profecia que Jesus havia feito antes. Este episódio mostra a humanidade e a vulnerabilidade de Pedro, mas também prepara o cenário para sua restauração e redenção.

Siga-nos em nosso canal no Youtube: Pensando Bíblia

V. A restauração de Pedro (João 21:15-19) Após a ressurreição de Jesus, Pedro é restaurado e perdoado em João 21:15-19. Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele O ama, e Pedro responde afirmativamente em cada ocasião. Jesus então instrui Pedro a alimentar e cuidar das ovelhas, simbolizando sua posição de liderança na igreja nascente.

VI. A liderança de Pedro (Atos 2:14-41) Em Atos 2:14-41, vemos o cumprimento da promessa de Jesus sobre o Espírito Santo. Pedro, cheio do Espírito, prega um poderoso sermão no Dia de Pentecostes, resultando na conversão de cerca de três mil pessoas. Essa passagem mostra a transformação de Pedro em um líder ousado e destemido na igreja primitiva.

Pedro foi o primeiro Papa?

A ideia de que Pedro foi o primeiro Papa se baseia na interpretação católica romana de algumas passagens bíblicas e na tradição da Igreja Católica. De acordo com a doutrina católica, Jesus nomeou Pedro como o líder de sua igreja em Mateus 16:18-19, quando disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Veja também: Quem era a mulher do Fluxo de sangue?

A Igreja Católica entende essa passagem como a instituição do papado, com Pedro sendo o primeiro Papa e seus sucessores mantendo a autoridade e a liderança que Jesus concedeu a ele. Essa crença é reforçada pela tradição de que Pedro viajou para Roma e se tornou o líder da igreja local lá, sendo martirizado e enterrado na cidade.

No entanto, é importante notar que a ideia do papado como conhecemos hoje não existia nos tempos do Novo Testamento. A palavra “Papa” (derivada do latim “papa” e do grego “pappas”, ambos significando “pai”) só começou a ser usada séculos depois para se referir ao bispo de Roma.

Outras tradições cristãs, como a Ortodoxa e a Protestante, têm diferentes interpretações da passagem de Mateus e do papel de Pedro na igreja primitiva. Eles reconhecem Pedro como uma figura importante e um líder entre os apóstolos, mas não atribuem a ele uma autoridade singular como a do Papa na Igreja Católica.

Em resumo, a crença de que Pedro foi o primeiro Papa é uma doutrina da Igreja Católica, baseada em sua interpretação das escrituras e tradições. Essa visão, no entanto, não é compartilhada por todas as tradições cristãs.

 

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes