HomeMensagemAplicação da Parábola da Dracma Perdida

Aplicação da Parábola da Dracma Perdida

A Parábola da Dracma Perdida, contada por Jesus e registrada em Lucas 15:8-10, ilustra como Deus se esforça para buscar e se alegra com o arrependimento dos pecadores que se encontram perdidos. Na história, uma mulher perde uma das suas dez dracmas e decide procurá-la com afinco.

Ela acende uma lâmpada e varre toda a casa até encontrar a dracma perdida. Ao encontrar a moeda, ela reúne suas amigas e vizinhas para celebrar a recuperação da dracma. Ao final da parábola, Jesus ressalta que da mesma maneira, há grande alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Essa história é uma reflexão sobre a importância da busca incessante de Deus pelos pecadores perdidos e como o arrependimento é um motivo de alegria para o Pai celestial. A parábola também destaca o valor da união entre os cristãos e a celebração da vitória do arrependimento.

Parábola da Dracma Perdida e seu Contexto

A Parábola da Dracma Perdida é uma das três histórias contadas por Jesus e registradas por Lucas no capítulo 15 do Evangelho. As outras duas parábolas incluídas são a da Ovelha Perdida e a do Filho Pródigo, e juntas, elas transmitem a mensagem central do amor de Deus pelos perdidos.

Enquanto contava a história da Dracma Perdida, Jesus estava cercado por publicanos e pecadores que haviam se reunido para ouvi-lo. Essas pessoas eram marginalizadas e consideradas moralmente depravadas pela sociedade, enquanto os publicanos eram cobradores de impostos judeus que trabalhavam para o Império Romano, e eram vistos como traidores pelo povo.

Embora a sociedade recomendasse que os judeus evitassem o contato com essas classes de pessoas, Jesus não apenas se aproximava delas, mas também compartilhava refeições com elas e buscava ativamente aqueles que estavam perdidos. Um exemplo disso é a escolha de Mateus, um publicano, como um dos doze apóstolos de Jesus.

No entanto, os fariseus e doutores da Lei não conseguiam compreender o propósito de Jesus em buscar e salvar os perdidos, e ficavam escandalizados com seu comportamento. Em resposta às críticas, Jesus contou as três parábolas – incluindo a da Dracma Perdida – para ilustrar o amor e a compaixão de Deus pelos que se encontram perdidos.

A Explicação da Parábola

A história por trás da Parábola da Dracma Perdida é simples e profunda, perfeitamente adequada para a vida cotidiana do primeiro século. A dracma perdida era uma moeda grega, equivalente ao pagamento diário de um trabalhador comum, assim como o denário romano. Alguns sugerem que as dez dracmas representavam todas as economias da mulher, enquanto outros afirmam que faziam parte do seu dote, usadas como adorno.

Jesus menciona que a mulher acende uma lâmpada enquanto procura pela dracma perdida, sugerindo que a parábola se passa em uma casa humilde, com piso de terra batida e poucas janelas adequadas para a entrada de luz. Mesmo durante o dia, a casa permanecia escura, o que tornava a busca por um objeto pequeno no chão de terra ainda mais difícil.

Na história, a mulher varre com diligência cada canto da casa com a ajuda de uma lamparina, até encontrar a moeda perdida. Ao recuperá-la, ela compartilha sua alegria com as amigas e vizinhas, pois a dracma voltou para seu lugar de origem.

Apesar de sua simplicidade, a Parábola da Dracma Perdida transmite uma mensagem profunda sobre o amor de Deus por cada um de nós. Ele nos procura diligentemente quando estamos perdidos, e se alegra quando nos arrependemos e voltamos para Ele.

O que significa a Dracama Perdida?

O clímax da Parábola da Dracma Perdida ocorre quando Jesus afirma que, assim como a mulher se alegra com suas amigas pela moeda encontrada, Deus se alegra diante de seus anjos quando um pecador se arrepende. Algumas pessoas tentam atribuir significado a cada elemento da parábola, como a mulher sendo o Espírito Santo ou a Igreja, a lâmpada representando o Evangelho e a vassoura a Lei. No entanto, isso contraria o objetivo da história contada por Cristo.

Ao interpretar uma parábola, é importante enfatizar a mensagem central e evitar atribuir significado a todos os elementos. Esse tipo de interpretação pode distorcer a verdadeira mensagem da parábola. Se a história possuir elementos que precisam ser identificados quanto ao seu significado particular, Jesus os expressa diretamente na narrativa, como na Parábola do Semeador.

Na Parábola da Dracma Perdida, a mensagem é clara: Deus busca os perdidos e se alegra grandemente quando eles se arrependem, assim como a mulher que encontrou a dracma perdida e celebrou com suas amigas e vizinhas.

Aplicação da Parábola da Dracma Perdida

O ensino principal da Parábola da Dracma Perdida é claro: Deus busca os perdidos e se alegra quando eles se arrependem. Essa mensagem tem uma aplicação prática importante para a vida cristã: devemos nos perguntar qual tem sido nossa atitude em relação aos perdidos. Estamos desprezando aqueles a quem Deus está buscando?

O contexto da parábola nos convida a olhar para o exemplo de Jesus. A Igreja deve agir em relação aos pecadores da mesma maneira que nosso Senhor agiu. Infelizmente, muitos que se dizem cristãos seguem o exemplo dos escribas e fariseus, não demonstrando amor pelos perdidos.

Ao invés de evitar os pecadores, Jesus frequentemente se reunia com eles e os buscava ativamente. Como seguidores de Cristo, devemos proclamar que Ele veio para “buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Não podemos correr o risco de desprezar aqueles que o Senhor está buscando.

Muitas pessoas podem não dar importância a um objeto tão simples como uma dracma perdida. Mas assim como a mulher procurou diligentemente pela sua moeda perdida, Deus busca aqueles que o mundo despreza, pois o valor e o mérito não estão no perdido, mas em Quem o encontra.

As Lições Aprendidas na Parábola da Dracma Perdida

Deus se importa com os perdidos – assim como a mulher procurou diligentemente por sua moeda perdida, Deus também busca aqueles que se afastaram Dele.

Temos que ser diligentes em nossa busca pelos perdidos – assim como a mulher não desistiu até encontrar sua moeda, devemos perseverar em nossa busca pelos perdidos.

Devemos nos alegrar quando os perdidos se arrependem – assim como a mulher se alegrou quando encontrou sua moeda perdida, devemos nos alegrar quando os perdidos se arrependem e voltam para Deus.

Temos que valorizar cada pessoa – assim como a dracma perdida tinha valor para a mulher, cada pessoa tem valor para Deus e para nós.

Empatia pelos perdidos – assim como a mulher ficou ansiosa quando perdeu sua moeda, devemos ter empatia pelos perdidos e entender suas lutas.

É necessário iluminar a escuridão – assim como a mulher ascendeu uma lâmpada para procurar a moeda perdida, devemos levar a luz de Cristo para aqueles que estão em trevas espirituais.

Varrer a sujeira – assim como a mulher varreu a casa em busca da moeda perdida, devemos remover os obstáculos que impedem os perdidos de chegar a Deus.

Compartilhar a alegria da salvação – assim como a mulher chamou suas amigas e vizinhas para celebrar com ela, devemos compartilhar nossa alegria quando os perdidos se arrependem e encontram a salvação.

Devemos seguir o exemplo de Cristo – assim como Jesus buscava os perdidos e se reunia com eles, devemos seguir Seu exemplo e amar aqueles que o mundo despreza.

Devemos valorizar o arrependimento – assim como a mulher valorizou a moeda perdida quando a encontrou, devemos valorizar o arrependimento e a volta dos perdidos para Deus.

Ideias de Pregação para Parábola da Dracma Perdida

O valor de uma alma

 Na pregação, enfatize o valor que Deus atribui a cada pessoa. Destaque que todos somos importantes para Deus, independentemente de nossa situação atual, e que Ele está disposto a buscar e salvar os perdidos.

O papel da igreja na busca pelos perdidos

Na pregação, enfatize o papel da igreja em buscar pelos perdidos. Destaque que todos os cristãos têm a responsabilidade de levar o amor de Deus para aqueles que ainda não o conhecem.

O arrependimento e a volta para Deus

Na pregação, enfatize a importância do arrependimento e da volta para Deus. Destaque que devemos valorizar o arrependimento e a mudança de vida que ocorre quando aceitamos Jesus como nosso Salvador.

A alegria da salvação

Na pregação, enfatize a alegria que vem com a salvação. Destaque como a mulher se alegrou quando encontrou sua moeda perdida e como nós também podemos nos alegrar quando os perdidos encontram a salvação em Cristo.

Veja Também :

Quem foi José do Egito?

Biografia de Moisés 

 

Artigos Populares

1 COMMENT

Comments are closed.

Mais Popular

Comentários Recentes