HomeBiografiaJosé do Egito: A história do homem que se tornou governador

José do Egito: A história do homem que se tornou governador

Quem foi José, o governador do Egito?

José, um dos doze filhos de Jacó, foi vendido como escravo mas acabou se tornando governador de todo o Egito, graças à intervenção divina.

Jacó tinha dez irmãos mais velhos, mas era José quem recebia mais atenção do pai, por ser o favorito. Além disso, José tinha sonhos proféticos que mostravam que ele seria o líder da família, o que gerou ainda mais inveja por parte de seus irmãos (Gênesis 37:9-11).

Certo dia, quando estavam longe do pai, os irmãos de José o venderam como escravo e o fizeram parecer morto. Ele foi levado para o Egito, onde acabou sendo vendido a Potifar, o oficial do faraó. Deus abençoou José e ele se tornou o administrador principal dos bens de Potifar (Gênesis 39:3-5).

José na Prisão

A esposa de Potifar se sentiu atraída por José e tentou seduzi-lo, mas ele era fiel a Deus e ao seu senhor, evitando qualquer tipo de aproximação com ela (Gênesis 39:8-10). Certo dia, quando José fugiu da presença dela, a esposa de Potifar o acusou de tentar violentá-la, o que acabou levando-o à prisão. Essa foi a segunda traição que José sofreu.

Deus, porém, continuou a abençoá-lo, e ele se tornou o administrador da prisão (Gênesis 39:22-23). Depois de certo tempo, José interpretou os sonhos de dois prisioneiros que estavam tristes porque não entendiam seus significados. Ele disse que o copeiro do faraó seria perdoado, enquanto o padeiro seria executado. Tudo aconteceu como José havia predito, mas o copeiro do faraó se esqueceu dele. Dois anos depois, o faraó teve sonhos estranhos, e o copeiro se lembrou de José. O faraó havia visto sete vacas magras comendo sete vacas gordas e sete espigas de trigo ruins matando sete espigas boas. José explicou que isso significava que os próximos sete anos seriam de fartura, mas os sete a seguir seriam de grande fome (Gênesis 41:28-30).

José aconselhou o faraó a guardar alimentos para se preparar para os anos de fome. Impressionado com a sabedoria de José, o faraó o nomeou governador de todo o Egito, ficando apenas ele acima de José (Gênesis 41:38-40).

José e Seus Irmão

José prosperou como governador e preparou o Egito para a fome, recolhendo alimentos. Quando chegaram os anos de fome, José começou a vender trigo aos egípcios e a pessoas de outros povos (Gênesis 41:53-54). A família de José em Canaã também foi afetada, e seus irmãos foram ao Egito para comprar comida.

José viu seus irmãos, que não o reconheceram, e os acusou de serem espiões

 

Principais Curiosidades sobre a vida de José

José era o filho favorito de Jacó e tinha dez irmãos mais velhos.
José teve sonhos proféticos que mostravam que ele seria o líder da família.
Os irmãos de José o venderam como escravo por causa de sua inveja e ciúme.
José se tornou o administrador principal dos bens de Potifar, o oficial do faraó.
José foi acusado injustamente pela esposa de Potifar de tentativa de estupro e acabou preso.
Ele se tornou o governador da prisão graças à sua competência em seu trabalho.
José foi capaz de interpretar os sonhos do faraó, que mostravam a chegada de sete anos de fartura seguidos por sete anos de fome.
Preparou o Egito para enfrentar a crise alimentar e salvou sua família e outras pessoas da região.
Escolheu perdoar seus irmãos e acolhê-los em sua casa no Egito, em vez de se vingar por sua venda como escravo.
A vida de José é um exemplo de como a providência divina pode nos guiar e nos ajudar a superar as adversidades.

Quais lições podemos tirar da História de José no Egito?

Perseverança: José enfrentou muitos desafios em sua vida, desde a traição de seus irmãos até a prisão injusta. No entanto, ele nunca desistiu de seus sonhos e sempre buscou ser o melhor que podia em cada situação.

Confiança na Providência Divina: A história de José mostra claramente como Deus guiou e abençoou sua vida, mesmo em meio a circunstâncias difíceis e aparentemente sem sentido. Aprendemos que devemos confiar em Deus e em sua sabedoria em todas as áreas de nossa vida.

Perdão: A atitude de José em perdoar seus irmãos, apesar do que eles lhe fizeram, é uma lição poderosa sobre a importância do perdão em nossas vidas. Aprendemos que o perdão é uma escolha que nos liberta do ressentimento e da amargura.

Sabedoria: José demonstrou uma grande sabedoria em sua capacidade de interpretar os sonhos do faraó e em seu planejamento para enfrentar a fome. Aprendemos que devemos buscar a sabedoria em nossas vidas e usar nossos talentos e habilidades para ajudar os outros.

Humildade: José sempre reconheceu que Deus era o verdadeiro autor de suas conquistas e não se deixou levar pelo orgulho ou pela vaidade. Aprendemos que a humildade é uma virtude essencial em nossas vidas e nos ajuda a crescer e a aprender com nossos erros.

Família: A história de José também nos ensina a importância da família e do amor pelos nossos entes queridos. Aprendemos que devemos valorizar nossas relações familiares e fazer tudo o que estiver em nosso poder para cuidar e proteger aqueles que amamos.

Essas são apenas algumas das muitas lições que podemos aprender com a história de José do Egito. Sua vida é um exemplo poderoso de como a perseverança, a confiança em Deus, o perdão, a sabedoria, a humildade e a família podem nos ajudar a enfrentar as adversidades da vida e alcançar nossos sonhos.

VEJA TAMBÉM

Quem foi Moisés na Bíblia? 

Artigos Populares

2 COMMENTS

Comments are closed.

Mais Popular

Comentários Recentes