HomeShortsQuem foi Manassés na Bíblia? O rei que Sacrificou o filho

Quem foi Manassés na Bíblia? O rei que Sacrificou o filho

Manassés foi um rei de Judá, que governou entre 697 a.C. e 643 a.C., aproximadamente. Ele era filho de Ezequias, um rei que ficou conhecido por sua devoção a Deus e por seus esforços em erradicar a idolatria de seu reino. No entanto, Manassés teve um reinado marcado por práticas pagãs e idolatria, distanciando-se dos ensinamentos de seu pai e das tradições judaicas.

Saiba Mais: Quem são os Fariseus na Bíblia?

Manassés é conhecido por sua crueldade e por ter cometido muitos atos abomináveis aos olhos dos hebreus. Entre esses atos, está o sacrifício de seu próprio filho como uma oferenda a deuses pagãos, uma prática proibida e condenada no judaísmo. A história de Manassés é contada na Bíblia, especificamente no livro de 2 Reis (capítulo 21) e no livro de 2 Crônicas (capítulo 33).

Veja Também: Quem são os Filisteus na Bíblia

Apesar de suas ações, Manassés teve uma mudança em sua vida após ser levado cativo pelos assírios e, posteriormente, se arrepender de seus pecados. Ele se voltou para Deus e tentou reformar seu reino, eliminando os ídolos e restaurando a adoração ao Deus de Israel. No entanto, seu reinado deixou marcas profundas na história do povo de Judá e foi seguido por períodos de instabilidade e opressão.

Aplicação da vida de Manassés

A história de Manassés, como apresentada na Bíblia, pode oferecer várias lições e aplicações para a vida. Algumas delas incluem:

  • Consequências de más escolhas:

Manassés fez muitas escolhas erradas durante seu reinado, o que resultou em consequências negativas para ele e seu povo. Essa história nos lembra que nossas ações e decisões têm impacto não apenas em nós, mas também nas pessoas ao nosso redor.

  • A importância da orientação correta:

Manassés se afastou dos ensinamentos e princípios de seu pai, Ezequias. Isso ressalta a importância de ter bons mentores e líderes que possam nos ajudar a seguir o caminho certo.

  • O poder do arrependimento:

Mesmo após cometer muitos erros e se afastar de Deus, Manassés se arrependeu e buscou o perdão divino. A história de Manassés mostra que, independentemente de nossos erros passados, podemos nos arrepender e buscar uma mudança positiva em nossas vidas.

  • A possibilidade de redenção:

Após seu arrependimento, Manassés fez esforços para corrigir seus erros e reformar seu reino. Isso demonstra que, mesmo após cometer erros graves, ainda há a possibilidade de redenção e de trabalhar para melhorar a nós mesmos e nossa comunidade.

  • A influência dos líderes:

Manassés, como rei, teve um grande impacto sobre o povo de Judá. Sua história enfatiza a importância do papel dos líderes na formação da cultura e das práticas de uma sociedade.

Quem foi o Pai de Manassés?

O pai de Manassés era Ezequias, também conhecido como Ezechias ou Hezekiah, que foi um rei de Judá. Ele governou entre 715 a.C. e 686 a.C., aproximadamente. Ezequias foi um rei justo e devoto a Deus, tendo sido um dos poucos monarcas em Judá que se destacaram por sua fé e por suas ações positivas. Ele se esforçou para eliminar a idolatria do reino e promover a adoração ao Deus de Israel. No entanto, seu filho Manassés seguiu um caminho diferente, afastando-se das tradições judaicas e se envolvendo em práticas pagãs e idolatria.

Quanto tempo Manassés reinou sobre Judá?

Manassés, filho de Ezequias, ascendeu ao trono de Judá por volta de 697 a.C. e reinou até aproximadamente 643 a.C., totalizando um reinado de cerca de 55 anos. Durante esse período, sua liderança e decisões tiveram um impacto significativo no reino de Judá e na vida de seus habitantes. A história do reinado de Manassés é narrada na Bíblia, nos livros de 2 Reis e 2 Crônicas.

Embora Manassés fosse filho de um rei justo e devoto a Deus, Ezequias, ele não seguiu os passos de seu pai. Em vez disso, Manassés conduziu o reino de Judá por um caminho de idolatria, práticas pagãs e violência. Ele promoveu a adoração de deuses pagãos e erigiu altares e ídolos em honra a essas divindades. Além disso, Manassés cometeu um dos atos mais abomináveis aos olhos dos hebreus, sacrificando seu próprio filho em um ritual pagão.

Conclusão

A história de Manassés, rei de Judá, nos mostra a importância das escolhas que fazemos na vida e o impacto que elas podem ter em nós e em nossa sociedade. Apesar de ser filho de um rei justo e devoto a Deus, Ezequias, Manassés optou por seguir um caminho de idolatria e práticas pagãs, incluindo o sacrifício de seu próprio filho.

Veja também: A história do Apostolo Paulo

No entanto, sua história também nos ensina sobre arrependimento, redenção e a possibilidade de mudança. Após ser levado cativo pelos assírios e se arrepender de seus pecados, Manassés se voltou para Deus e buscou reformar seu reino. Sua vida destaca a importância da orientação correta, o poder do arrependimento e o papel dos líderes na formação da cultura e das práticas de uma sociedade.

Em suma, a história de Manassés nos oferece lições valiosas sobre as consequências de nossas ações, a necessidade de buscar a orientação adequada e a possibilidade de redenção, mesmo após cometer erros graves.

 

Artigos Populares

1 COMMENT

Comments are closed.

Mais Popular

Comentários Recentes