HomePerguntas e RespostasQuem eram os Zelotes e os Sicários na Bíblia

Quem eram os Zelotes e os Sicários na Bíblia

Quem eram os Zelotes?

Durante o tempo de Jesus, os Zelotes eram uma seita judaica radical que pregava a luta armada contra os romanos e aguardava um Messias guerreiro. Um dos doze apóstolos, Simão, era conhecido como “o Zelote”. O nome do grupo, “Zelotes”, provém de “zelo”, que denota devoção intensa. Eles levavam essa devoção à Palavra de Deus a extremos, acreditando que deveriam fazer qualquer coisa para defendê-la, até mesmo tirar a vida de outras pessoas.

Para os Zelotes, a dominação romana era uma afronta que não podia ser tolerada. Eles acreditavam que Israel era a nação escolhida por Deus, enquanto os romanos não criam em Deus e não o honravam. Segundo sua crença, os judeus não deveriam se associar com gentios, portanto, os romanos deveriam ser expulsos da Terra Santa pela força.

“Os zelotes não poupavam nem mesmo seus compatriotas, a menos que eles estivessem prontos para se juntarem à sua causa, e eles foram os primeiros a derramar o sangue de seus irmãos.” Flávio Josefo

Embora os Zelotes não sejam mencionados diretamente na Bíblia, o pensamento revolucionário estava presente entre os discípulos de Jesus. Eles esperavam que Jesus expulsasse os romanos e restaurasse o reino de Israel, mas ele lhes explicou que seu Reino não era deste mundo (João 18:36). Alguns discípulos estavam dispostos a lutar por Jesus, mas ele rejeitou a violência (Mateus 26:51-52).

Leia Mais: A história do Apostolo Paulo

Depois da ressurreição de Jesus, quando os líderes judeus discutiam o que fazer com os discípulos de Jesus, Gamaliel citou outras revoltas que haviam ocorrido. Uma delas pode ter sido liderada por Judas, o galileu, associado aos Zelotes (Atos dos Apóstolos 5:37). No entanto, os seguidores de Jesus não compartilhavam do mesmo objetivo que os Zelotes, que visavam expulsar os romanos da Terra Santa. Em vez disso, pregavam um reino espiritual eterno para todos, não só para os judeus.

Um dos doze apóstolos, Simão, era conhecido como “o zelote”, um apelido que o distinguia de Simão Pedro (Lucas 6:13-15). Embora a Bíblia não explique a origem desse apelido, é possível que Simão tenha sido um membro dos Zelotes antes de se tornar discípulo de Jesus, ou talvez tenha recebido esse apelido devido a sua devoção ardente pela mensagem de Jesus.

Leia também: Quem foi Moisés?

Embora todo cristão deva ter zelo pela mensagem do evangelho, é importante evitar o erro dos Zelotes. Eles estavam tão envolvidos com questões políticas que não conseguiram compreender a verdadeira mensagem das Escrituras. Sua visão distorcida os impediu de reconhecer o verdadeiro Messias: Jesus. A Bíblia nos ensina em Colossenses 3:17 a fazer tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.

Quanto aos Sicários, eles foram um grupo de judeus extremistas que surgiram durante a Revolta Judaica contra os romanos, em 66-70 d.C. Eles eram conhecidos por assassinar judeus considerados colaboradores romanos, bem como outros que discordavam de sua visão extremista. A Bíblia não faz referência direta a eles.

Quem foram os Sicários na Bíblia?

Os sicários não são mencionados diretamente na Bíblia. Eles foram um grupo de judeus extremistas que surgiram depois do tempo em que a Bíblia foi escrita.

No entanto, alguns estudiosos sugerem que o termo “sicário” pode ter sido usado como sinônimo de “zelote” na época do Novo Testamento, porque ambas as seitas compartilhavam a crença em lutar contra a dominação romana.

Além disso, um dos discípulos de Jesus é chamado de “Simão, o Zelote” (Lucas 6:15), que pode ter sido um ex-membro do grupo radical dos sicários. No entanto, isso é especulativo e não há evidências concretas para essa conexão.

Qual foi a maior rebelião incitada pelos zelotes e qual foi o resultado?

Uma das maiores rebeliões incitadas pelos Zelotes foi a Revolta Judaica de 66-73 d.C., também conhecida como a Primeira Guerra Judaico-Romana. A revolta começou em 66 d.C. quando os judeus se revoltaram contra a dominação romana. Os zelotes foram uma das principais forças por trás da revolta.

No início, os judeus conseguiram algumas vitórias contra os romanos, mas as forças romanas eram muito superiores em número e recursos. O general romano Vespasiano liderou a campanha contra os rebeldes judeus e conseguiu retomar a cidade de Jerusalém em 70 d.C. O Templo de Jerusalém, um dos locais mais sagrados do judaísmo, foi destruído pelos romanos durante a batalha.

Veja Também:O que era um centurião na Bíblia: o papel de um oficial militar romano na história cristã

A guerra continuou por mais alguns anos, mas os romanos finalmente conseguiram subjugar a revolta em 73 d.C. A revolta resultou em uma perda significativa de vidas humanas e na destruição de muitas cidades e locais sagrados. A partir desse momento, a presença judaica na Judeia diminuiu significativamente, e muitos judeus foram exilados ou escravizados pelos romanos.

10 Curiosidades sobre os Zelotes

  1. Os Zelotes eram um grupo de judeus extremistas que se opunham à dominação romana na Judeia durante o século I.
  2. Eles acreditavam que Deus era o único governante legítimo e se opunham a qualquer tipo de submissão a qualquer autoridade romana ou estrangeira.
  3. O nome “Zelotes” vem da palavra grega “zelos”, que significa zelo ou fervor.
  4. Eles se tornaram conhecidos por sua violência e por atacarem romanos e colaboradores judeus.
  5. O líder dos Zelotes foi Eleazar ben Simon, que liderou uma revolta contra os romanos em 66 d.C.
  6. Os Zelotes também foram um dos grupos que se opuseram aos Saduceus e Fariseus, que eram líderes religiosos no judaísmo na época.
  7. Alguns historiadores acreditam que o apóstolo Simão, também conhecido como Simão, o Zelote, pode ter sido um ex-membro dos Zelotes antes de se tornar um seguidor de Jesus.
  8. Eles também foram responsáveis ​​por uma série de assassinatos políticos e atentados a bomba contra líderes romanos e judeus.
  9. A revolta dos Zelotes contra os romanos levou à destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C.
  10. Apesar de serem violentos, os Zelotes eram altamente organizados e bem treinados militarmente. Eles foram uma das principais forças por trás da Revolta Judaica contra os romanos.

Siga-nos em nosso canal no Youtube: Pensando Bíblia

Artigos Populares

1 COMMENT

Comments are closed.

Mais Popular

Comentários Recentes