HomePerguntas e RespostasQuem era a Mulher do Fluxo de Sangue?

Quem era a Mulher do Fluxo de Sangue?

A Cura da Mulher do Fluxo de Sangue

Houve uma mulher que sofria de fluxo de sangue, ela acreditava que poderia ser curada se tocasse nas vestes de Jesus sem que Ele percebesse. A história do milagre da cura dessa mulher é relatada nos três evangelhos sinóticos: Mateus 9:20-22, Marcos 5:25-34 e Lucas 8:43-48.

É curioso notar que o acontecimento com a mulher do fluxo de sangue se deu enquanto Jesus se dirigia para realizar outro milagre. Ele estava indo à casa de Jairo, cuja filha estava em estado terminal. Foi então que a mulher tocou nas vestes de Jesus. Vale destacar que a ressurreição da filha de Jairo também é uma história interessante.

Quem era a mulher do fluxo de sangue?

A mulher do fluxo de sangue é uma personagem bíblica que não teve seu nome registrado. Porém, se sabe que ela morava em Cafarnaum e que sofria de hemorragia há doze anos.

Há divergências sobre se o fluxo sanguíneo era constante ou não, mas era frequente o suficiente para deixá-la fisicamente debilitada. Além disso, de acordo com a Lei Mosaica, ela era considerada impura por causa da hemorragia.

Por isso, ela sofria uma série de privações religiosas e sociais, como não poder frequentar o Templo em Jerusalém e ser vista como imunda em tudo o que tocava. Até mesmo a cama em que dormia era considerada impura.

A Bíblia relata que ela já havia procurado ajuda médica, gastando todo o dinheiro que tinha, mas nenhum tratamento a ajudou. Assim, ela vivia uma situação desesperadora, de vergonha e solidão.

Como a mulher do fluxo de sangue foi curada?

Jesus estava cercado por uma grande multidão enquanto caminhava por Cafarnaum, onde já havia curado muitas pessoas. A multidão era tão grande que dificultava sua caminhada, mas a mulher do fluxo de sangue viu em Jesus a oportunidade de sua vida. Ela acreditava que se tocasse em suas vestes seria curada.

Assim, a mulher do fluxo de sangue se aproximou de Jesus por trás da multidão e tocou na orla de suas vestes, sendo curada imediatamente (Marcos 5:29). Ela achou que poderia ser curada silenciosamente e permanecer anônima, por causa de sua condição.

No entanto, Jesus percebeu que alguém havia lhe tocado de forma diferente e perguntou: “Quem tocou nas minhas vestes?” (Marcos 5:30). Os discípulos acharam que a pergunta de Jesus não fazia sentido, já que muitas pessoas estavam tocando-o na multidão.

Mas Jesus sabia que alguém havia lhe tocado com fé, e em resposta a esse toque, o poder curador havia saído dele. Como homem, Jesus não sabia quem havia lhe tocado, mas como Deus, Ele sabia que o milagre havia ocorrido. A natureza divina de Jesus testificou a realização do milagre.

A confissão da mulher que tinha um fluxo de sangue

Ao ouvir a pergunta de Jesus sobre quem havia lhe tocado, a mulher do fluxo de sangue percebeu que não poderia se esconder e sua fé oculta seria revelada. Ela se aproximou de Jesus temendo e tremendo, declarando toda a verdade.

Aquela era uma situação embaraçosa para a mulher, pois era culturalmente inapropriado que ela ficasse em evidência pública. Além disso, sua doença a tornava impura e ela não podia tocar em alguém. Ela não sabia como Jesus iria reagir, mas se prostrou diante dele e lhe contou tudo, explicando o sofrimento que havia enfrentado por doze anos.

Jesus não a repreendeu, mas a confortou amorosamente, dizendo: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre do teu mal” (Marcos 5:34). Com essas palavras, Ele não apenas garantiu que a saúde da mulher havia sido restaurada, mas também restaurou sua vida social e religiosa.

A mulher do fluxo de sangue poderia finalmente ir em paz, livre de seu mal. A atitude amorosa de Jesus a curou não só fisicamente, mas também emocionalmente, dando-lhe a oportunidade de ter uma nova vida, sem as restrições impostas pela Lei Mosaica.

Lições da história da mulher do fluxo de sangue

A história da mulher do fluxo de sangue nos ensina lições valiosas. Em primeiro lugar, aprendemos que Jesus é a esperança para os desesperançados. A mulher havia esgotado todos os seus recursos e estava presa na solidão, sem paz e refém da agonia. Aos olhos de todos, ela era imunda e sem esperança, mas Jesus a enxergou como uma filha querida.

Em segundo lugar, a história da mulher do fluxo de sangue nos ensina sobre a supremacia da santidade de Cristo. Na lógica humana, o impuro contamina o que é puro. Mas Jesus é diferente. Sua pureza é incomparável. Quando a mulher tocou suas vestes, Ele não ficou impuro, mas a mulher se tornou pura. Somente Ele pode transformar pecadores impuros em filhos santificados de Deus.

Saiba Maus: Aplicação da Parábola da Dracma Perdida

Em terceiro lugar, a história da mulher do fluxo de sangue nos ensina que a fé é um instrumento para a manifestação do poder de Deus. Através da fé, Cristo curou a mulher física e espiritualmente. Mas essa fé não era fruto da própria capacidade pessoal da mulher, mas sim do poder de Jesus. A fé é a resposta à graça de Deus.

Além disso, Jesus enfatizou a fé como o instrumento do milagre, acabando com qualquer superstição de que um objeto místico ou sagrado teria contribuído para a cura da mulher. Definitivamente, quem cura e restaura é Jesus em resposta à fé, não um objeto.

A história da mulher do fluxo de sangue nos ensina sobre a graça, a santidade e o poder de Jesus. Ensina-nos também sobre a fé como a resposta à graça de Deus, e não um objeto ou qualquer outra coisa. Jesus é a nossa esperança, a nossa salvação e a nossa cura.

Aplicações diária da Cura da Mulher do Fluxo de Sangue

A história da mulher que sofria de hemorragia e foi curada por Jesus Cristo após tocar em suas vestes é uma narrativa bíblica encontrada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Embora esta história específica se refira a um evento milagroso, ela pode ser usada como inspiração em várias áreas da vida. Aqui estão 10 aplicações diárias dessa história:

  1. Fé: A mulher mostrou grande fé ao acreditar que apenas tocando em Jesus, ela seria curada. Podemos aplicar isso em nossas vidas, fortalecendo nossa fé em momentos de dificuldade.
  2. Perseverança: Mesmo depois de sofrer por 12 anos, a mulher não desistiu de encontrar uma cura. Isso nos ensina a persistir em busca de soluções, mesmo quando enfrentamos desafios.
  3. Empatia: A história nos encoraja a sermos empáticos com os outros e a apoiá-los em suas lutas, assim como Jesus fez com a mulher.
  4. Humildade: A mulher se aproximou de Jesus de forma humilde e respeitosa. Podemos aplicar isso em nossas vidas, tratando os outros com humildade e respeito.
Leia Também: A História do Apostolo Paulo
  1. Esperança: A cura da mulher nos mostra que há esperança mesmo nos momentos mais sombrios. Devemos nos apegar à esperança e acreditar que as coisas podem melhorar.
  2. Comunidade: A mulher foi curada na presença de uma multidão. Isso ilustra a importância de nos unirmos como comunidade para apoiar uns aos outros.
  3. Coragem: A mulher teve coragem de se aproximar de Jesus, mesmo sendo considerada impura devido à sua condição. Isso nos ensina a sermos corajosos em enfrentar os desafios e buscar ajuda quando necessário.
  4. Cura emocional: A história destaca a importância da cura emocional, além da física. Devemos nos esforçar para nos curar emocionalmente e apoiar aqueles que estão passando por momentos difíceis.
  5. Reconciliação: Após a cura, a mulher foi reintegrada à sociedade. Isso nos lembra da importância de buscar reconciliação e restauração em nossos relacionamentos.
  6. Gratidão: A mulher demonstrou gratidão pela cura que recebeu. Podemos aplicar isso em nossas vidas, cultivando gratidão pelas bênçãos e oportunidades que temos.

A Mulher do Fluxo de Sangue era casada com quem?

A Bíblia não fornece informações específicas sobre o estado civil da mulher que sofria de hemorragia. Sua história é contada nos evangelhos de Mateus (9:20-22), Marcos (5:25-34) e Lucas (8:43-48), mas nenhum deles menciona seu nome ou detalhes pessoais, como seu casamento ou relacionamentos familiares. O foco da narrativa está em sua doença, sua fé e sua cura milagrosa por Jesus.

O que significava ter Hemorragia para uma mulher na época de Jesus

Na época de Jesus, uma mulher que sofria de hemorragia, como a mulher mencionada na Bíblia, enfrentaria várias dificuldades e estigmas sociais.

  1. Impureza ritual: De acordo com a Lei Mosaica, uma mulher que sofria de hemorragia era considerada impura ritualmente (Levítico 15:19-30). Essa impureza se estendia a tudo e a todos que ela tocasse. Isso a tornava socialmente isolada e excluída de participar das práticas religiosas e comunitárias.
  2. Estigma social: Devido à sua condição, a mulher provavelmente enfrentaria discriminação, vergonha e exclusão por parte da sociedade. Ela teria dificuldades em estabelecer e manter relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais.
  3. Problemas de saúde: Além do estigma social, a hemorragia contínua poderia levar a problemas de saúde, como anemia, fraqueza e possíveis complicações. A mulher provavelmente estaria fisicamente debilitada e sofreria com dores e desconforto.
  4. Desespero e sofrimento emocional: A combinação de isolamento social, discriminação e problemas de saúde provavelmente causaria sofrimento emocional e desespero. A mulher poderia se sentir desamparada, impotente e sem esperança de melhorar sua condição.

Exegese sobre o Texto para Pregação

A história da mulher do fluxo de sangue nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas é uma poderosa lição de fé, perseverança e cura. Ao analisarmos essa passagem, destacamos cinco pontos principais que podem ser aplicados à nossa vida e compartilhados em uma pregação:

  1. A importância da fé: A mulher, sofrendo há 12 anos, demonstra uma fé inabalável ao acreditar que apenas tocando nas vestes de Jesus, ela seria curada. Essa fé é um exemplo para nós, nos lembrando de confiar em Deus em todas as circunstâncias, mesmo quando enfrentamos desafios aparentemente insuperáveis.
  2. A perseverança em meio ao sofrimento: A mulher enfrentou anos de sofrimento físico e emocional, mas nunca desistiu de encontrar uma solução. Devemos aprender com seu exemplo e persistir em nossos esforços, mesmo em tempos difíceis, confiando que Deus nos apoiará em nossa jornada.
  3. A compaixão e a empatia de Jesus: Ao ser tocado pela mulher, Jesus não a repreende por sua impureza ritual, mas a elogia por sua fé e a cura. Isso nos mostra como Jesus é compassivo e misericordioso e nos incentiva a agir com compaixão e empatia em relação aos outros, ajudando aqueles que estão sofrendo.
Veja Também: Aplicação da Parábola da Dracma Perdida
  1. A cura em todas as dimensões da vida: A cura da mulher não foi apenas física, mas também emocional e social. Ela foi reintegrada à comunidade, livre do estigma e do isolamento que sua condição impunha. Isso nos lembra que Deus pode trazer cura e restauração em todas as áreas de nossa vida.
  2. A gratidão e a transformação: A mulher, ao ser curada, demonstra gratidão e provavelmente passa a viver uma vida transformada. Como crentes, devemos cultivar a gratidão pelas bênçãos e oportunidades que Deus nos dá e buscar viver de acordo com Seus propósitos.

Ao pregar sobre a história da mulher do fluxo de sangue, é essencial enfatizar esses pontos e convidar a congregação a refletir sobre como podem aplicar essas lições em suas próprias vidas. A história nos mostra que, com fé e confiança em Deus, podemos superar adversidades e experimentar a cura e a transformação que Ele oferece.

Siga-nos em nosso canal no Youtube: Pensando Bíblia

Estudos Abaixo para Edificar a sua Vida:

 

Artigos Populares

1 COMMENT

Comments are closed.

Mais Popular

Comentários Recentes