HomeEstudo BíblicoOs 12 Apóstolos de Jesus: Conheça seus Discípulos Mais Próximos

Os 12 Apóstolos de Jesus: Conheça seus Discípulos Mais Próximos

Introdução

os 12 apóstolos de Jesus o acompanharam durante seu ministério terreno. Esses homens foram escolhidos por Ele para serem seus discípulos mais próximos e, posteriormente, se tornarem os principais líderes da igreja primitiva.

Saiba também: Quem é o Espirito Santo na Bíblia?

Neste artigo, vamos conhecer cada um desses 12 apóstolos, com base nos versículos bíblicos e nas informações históricas disponíveis. Acompanhe e se aprofunde na história desses homens que marcaram a história do cristianismo.

Simão Pedro

Simão Pedro, irmão de André, foi o primeiro apóstolo chamado por Jesus (Mateus 4:18-20). Era pescador de profissão e também conhecido como Cefas (João 1:42). Pedro foi um dos apóstolos mais proeminentes, tendo sido o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias (Mateus 16:16). Após a ascensão de Jesus, Pedro se tornou um dos principais líderes da igreja primitiva (Atos 1:15).

Curiosidades sobre Simão Pedro

  1. Simão Pedro era pescador antes de se tornar um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele e seu irmão André eram conhecidos como os “filhos de Zebedeu”.
  2. Pedro é frequentemente mencionado como o apóstolo mais próximo de Jesus, e é lembrado por sua lealdade e coragem. Ele foi o único apóstolo a tentar andar sobre as águas com Jesus, embora tenha começado a afundar depois de perder a fé.
  3. De acordo com a tradição, Simão Pedro foi martirizado em Roma durante o reinado do imperador Nero. Ele foi crucificado de cabeça para baixo, a seu próprio pedido, porque não se sentia digno de morrer da mesma forma que Jesus.
  4. Simão Pedro é frequentemente retratado nas artes como tendo as chaves do reino dos céus, um símbolo de sua autoridade como líder da igreja cristã primitiva.
  5. Em algumas tradições, Simão Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica Romana. A crença é baseada em parte na passagem bíblica em que Jesus diz a Simão Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”.

André

André, irmão de Pedro, também era pescador e foi discípulo de João Batista antes de seguir a Jesus (João 1:35-40). Ele foi o responsável por apresentar seu irmão Pedro a Jesus (João 1:41-42). André foi crucificado em uma cruz em forma de X, que mais tarde seria conhecida como a “Cruz de Santo André”.

Curiosidades sobre André

  1. André era irmão de Simão Pedro e também pescador antes de se tornar um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
  2. Ele é frequentemente mencionado como o primeiro discípulo a seguir Jesus. De acordo com o Evangelho de João, ele era originalmente um seguidor de João Batista, mas decidiu seguir Jesus depois de ouvir João dizer “Eis o Cordeiro de Deus”.
  3. André é conhecido por ter sido um dos apóstolos mais ativos na propagação do evangelho. Ele é considerado o fundador da igreja cristã na região da Ásia Menor e da Grécia.
  4. A tradição cristã conta que André foi martirizado na cidade grega de Patras. Ele foi crucificado em uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a “cruz de Santo André”.
  5. André é o santo padroeiro da Escócia. Acredita-se que suas relíquias foram levadas para lá no século VIII e que a bandeira escocesa, com sua cruz diagonal branca em um fundo azul, é baseada na cruz de Santo André.

Tiago, filho de Zebedeu

Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, era pescador e fazia parte do grupo dos três discípulos mais próximos de Jesus, juntamente com Pedro e João (Mateus 17:1). Tiago teve um papel importante no ministério de Jesus e foi o primeiro apóstolo a ser martirizado (Atos 12:2).

Curiosidades sobre Tiago Pedro

  1. Tiago era filho de Zebedeu e irmão de João, e era conhecido como “Tiago, o Maior” para distingui-lo de Tiago, filho de Alfeu, outro dos doze apóstolos.
  2. Tiago foi um dos primeiros discípulos escolhidos por Jesus Cristo, e era conhecido por sua lealdade e fervor religioso.
  3. De acordo com o Evangelho de Mateus, Tiago e seu irmão João foram chamados de “filhos do trovão” por Jesus, possivelmente por causa de seu temperamento impulsivo.
  4. A tradição cristã afirma que Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado. Ele foi decapitado em Jerusalém a mando de Herodes Agripa I, por volta do ano 44 d.C.
  5. Tiago é o santo padroeiro da Espanha, e acredita-se que suas relíquias tenham sido levadas para lá após sua morte. A cidade de Santiago de Compostela, na Galícia, é um importante destino de peregrinação para os cristãos, que acreditam que a catedral local abriga os restos mortais de Tiago.

João

João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, também era pescador e um dos discípulos mais próximos de Jesus (Mateus 17:1). É considerado o autor do Evangelho de João, das três epístolas de João e do livro do Apocalipse. João era conhecido como “o discípulo amado” (João 19:26) e foi o único apóstolo que permaneceu aos pés da cruz durante a crucificação de Jesus (João 19:25-27).

Curiosidades sobre João

  1. João, também conhecido como “João Evangelista”, era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e é frequentemente considerado o discípulo amado.
  2. Ele é creditado com a autoria do Evangelho de João, três epístolas (1 João, 2 João e 3 João) e o Livro do Apocalipse.
  3. De acordo com a tradição, João foi o único dos apóstolos a não morrer como mártir. Ele teria morrido de causas naturais em uma idade avançada.
  4. João é frequentemente retratado em obras de arte com uma águia, que é um símbolo de seu evangelho. A águia é associada à visão elevada e à inspiração divina.
  5. João é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 27 de dezembro. Ele é considerado o santo padroeiro dos escritores, dos editores e dos livreiros, devido à sua autoria de vários livros do Novo Testamento.

Filipe

Filipe era natural de Betsaida e foi chamado por Jesus logo após o chamado de Pedro e André (João 1:43-44). Ele foi o responsável por apresentar Natanael (Bartolomeu) a Jesus (João 1:45-51). Não se sabe muito sobre seu ministério após a ascensão de Jesus, mas acredita-se que tenha pregado na Frígia, onde foi martirizado.

Curiosidades sobre Filipe

  1. Felipe era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele era natural de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André.
  2. Segundo a tradição, Felipe pregou na Grécia e foi martirizado em Hierápolis, na atual Turquia, por se recusar a renunciar à sua fé.
  3. Felipe é conhecido por ter sido o responsável por levar Natanael até Jesus. Ele disse a Natanael: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. Natanael respondeu: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”. Felipe então convidou Natanael a vir e ver por si mesmo.
  4. Felipe é frequentemente retratado em obras de arte segurando uma cruz ou um livro, representando seu papel como pregador do evangelho.
  5. Felipe é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 3 de maio. Ele é considerado o santo padroeiro dos padeiros, dos pasteleiros e dos ferreiros, devido à sua associação com a cidade de Hierápolis, que era famosa por suas fontes termais e pela fabricação de ferro.

Bartolomeu (Natanael)

Bartolomeu, também conhecido como Natanael, era natural de Caná da Galileia (João 21:2). Ele foi apresentado a Jesus por Filipe e inicialmente mostrou ceticismo quanto à origem de Jesus, mas logo reconheceu-o como o Filho de Deus (João 1:46-49). Acredita-se que Bartolomeu tenha pregado na Índia e na Armênia, onde foi martirizado.

Curiosidades sobre Bartolomeu

  1. Bartolomeu é também conhecido como Natanael. Ele era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
  2. De acordo com a tradição, Bartolomeu foi apresentado a Jesus por Filipe. Quando Filipe lhe disse que haviam encontrado o Messias, Natanael respondeu: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?”.
  3. Jesus então viu Natanael debaixo de uma figueira e disse que o havia visto ali antes de Filipe o chamar. Isso convenceu Natanael de que Jesus era o Messias.
  4. Bartolomeu é frequentemente identificado como sendo o mesmo que Nathanael de Caná, que é mencionado no Evangelho de João. No entanto, há certa confusão em relação a isso e alguns estudiosos acreditam que se trata de duas pessoas diferentes.
  5. Bartolomeu é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 24 de agosto. Ele é considerado o santo padroeiro dos alfaiates, dos curtidores e dos fabricantes de calçados, devido ao seu trabalho como tecelão antes de se tornar um apóstolo.

Mateus

Mateus, também chamado de Levi, era cobrador de impostos antes de ser chamado por Jesus (Mateus 9:9). Ele é o autor do Evangelho de Mateus e foi um dos apóstolos que testemunhou a ressurreição de Jesus (Mateus 28:16-20). Não se sabe ao certo onde Mateus pregou o evangelho, mas acredita-se que tenha trabalhado na Etiópia e na Pérsia.

Curiosidades sobre Mateus

  1. Mateus era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Antes de se tornar um apóstolo, ele era um coletor de impostos.
  2. O evangelho de Mateus é um dos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento e é considerado um dos mais importantes relatos da vida de Jesus.
  3. Mateus é frequentemente associado com a frase “o Evangelho segundo Mateus”, que é usada para se referir ao seu evangelho. Ele é retratado em obras de arte segurando um livro ou um pergaminho, referência ao seu evangelho.
  4. De acordo com a tradição, Mateus pregou na Palestina e na Etiópia e foi martirizado na cidade de Hierápolis, na atual Turquia.
  5. Mateus é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 21 de setembro. Ele é considerado o santo padroeiro dos contadores, dos banqueiros e dos coletores de impostos, devido à sua antiga profissão antes de se tornar um apóstolo.

Tomé

Tomé, também conhecido como Dídimo, é lembrado por sua incredulidade diante da ressurreição de Jesus, o que lhe rendeu o título de “Tomé, o incrédulo” (João 20:24-29). No entanto, após ver Jesus ressuscitado, Tomé reconheceu-o como seu Senhor e Deus. Acredita-se que Tomé tenha pregado na Índia, onde foi martirizado.

Curiosidades sobre Tomé

  1. Tomé, também conhecido como “Dídimo”, era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
  2. Ele é frequentemente lembrado por sua incredulidade em relação à ressurreição de Jesus. Quando os outros apóstolos lhe disseram que Jesus havia aparecido a eles, Tomé disse que não acreditaria até que visse Jesus pessoalmente e tocasse em suas feridas.
  3. Segundo a tradição, Jesus atendeu ao pedido de Tomé e apareceu a ele uma semana depois, permitindo que ele tocasse em suas feridas. Tomé então exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!”.
  4. Tomé é frequentemente retratado em obras de arte segurando um esquadro ou um compasso, referência a uma história apócrifa que diz que ele foi enviado para construir um palácio para um rei hindu e usou essas ferramentas para medir e projetar a estrutura.
  5. Tomé é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 3 de julho. Ele é considerado o santo padroeiro dos arquitetos, dos construtores e dos carpinteiros, devido à sua associação com a história do palácio hindu.

 

Tiago, filho de Alfeu

Tiago, filho de Alfeu, também conhecido como Tiago, o Menor, era irmão de José, o Justo. Pouco se sabe sobre sua vida e ministério, mas acredita-se que tenha pregado na Palestina e no Egito, onde foi martirizado.

Curiosidades sobre Tiago, filho de Alfeu

  1. Tiago, filho de Alfeu, era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele também é conhecido como Tiago, o Menor, para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu.
  2. Não se sabe muito sobre a vida de Tiago, filho de Alfeu, além de sua participação no grupo dos apóstolos de Jesus. No entanto, há relatos de que ele pregou em Jerusalém e morreu lá como mártir.
  3. O nome “Tiago” vem do hebraico “Ya’akov”, que significa “aquele que segue”. O sobrenome “Alfeu” pode ter sido uma variação de “Clopas”, o nome de um parente de Jesus mencionado na Bíblia.
  4. Tiago, filho de Alfeu, é frequentemente retratado em obras de arte segurando um livro ou um bastão. O livro representa seu papel como pregador do evangelho, enquanto o bastão pode representar sua idade avançada ou sua posição como líder da igreja de Jerusalém.
  5. Tiago, filho de Alfeu, é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 1º de maio. Ele é considerado o santo padroeiro dos fabricantes de cordas, devido à sua morte por apedrejamento, que teria sido executada com a ajuda de cordas.

Simão, o Zelote

Simão, o Zelote, também chamado de Simão, o Cananeu, era provavelmente membro do partido dos zelotes, que lutavam pela libertação da Palestina do domínio romano. Não há muitas informações sobre seu ministério após a ascensão de Jesus, mas acredita-se que tenha pregado na Pérsia, onde foi martirizado.

Curiosidades sobre Simão, o Zelote

  1. Simão, o Zelote, também conhecido como Simão, o Cananeu, era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
  2. O apelido “Zelote” é uma referência à sua afiliação anterior com o grupo político-religioso dos Zelotes, que era conhecido por sua devoção à lei judaica e sua resistência à ocupação romana.
  3. Não se sabe muito sobre a vida de Simão, o Zelote, além de sua participação no grupo dos apóstolos de Jesus. No entanto, há relatos de que ele pregou na Pérsia e foi martirizado lá.
  4. Simão, o Zelote, é frequentemente confundido com Simão Pedro, outro dos doze apóstolos de Jesus. No entanto, eles são pessoas diferentes.
  5. Simão, o Zelote, é comemorado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental em 28 de outubro. Ele é frequentemente retratado em obras de arte segurando um livro, uma lança ou um machado. O livro representa seu papel como pregador do evangelho, a lança representa sua morte por martírio e o machado representa sua afiliação anterior com os Zelotes.

Judas Tadeu

Judas Tadeu, também conhecido como Lebeu e irmão de Tiago, o Menor, é o autor da epístola de Judas. Ele pregou o evangelho na Mesopotâmia e na Pérsia e foi martirizado junto com Simão, o Zelote.

Curiosidades sobre Judas Tadeu

  1. Judas Tadeu é um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele é frequentemente confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus.
  2. Judas Tadeu também é conhecido como “Judas, filho de Tiago” ou “Tadeu”. O nome “Tadeu” vem da palavra aramaica “Thaddai”, que significa “corajoso” ou “valente”.
  3. Acredita-se que Judas Tadeu tenha pregado o evangelho em lugares como a Judeia, Samaria e Síria. Ele também é considerado o santo padroeiro de causas desesperadas ou impossíveis.
  4. Segundo a tradição católica, Judas Tadeu escreveu uma carta na qual ele exortava os cristãos a permanecerem fiéis a sua fé e a evitar a influência corruptora dos falsos mestres. Essa carta é conhecida como “Epístola de Judas” e está incluída no Novo Testamento da Bíblia.
  5. Judas Tadeu é frequentemente retratado em obras de arte segurando uma imagem de Jesus e uma das seguintes coisas: um machado, uma clava ou uma régua. O machado representa sua morte por decapitação, a clava representa sua morte por espancamento e a régua representa sua posição como patrono das causas impossíveis.

Judas Iscariotes

Judas Iscariotes é conhecido por ser o traidor de Jesus, entregando-o aos líderes religiosos em troca de trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16). Após o ato de traição, Judas se arrependeu e devolveu o dinheiro, mas acabou tirando a própria vida (Mateus 27:3-5). Ele foi substituído por Matias como apóstolo (Atos 1:26).

Curiosidades sobre Judas Iscariotes

  1. Judas Iscariotes era o tesoureiro dos discípulos de Jesus. Ele era responsável por administrar o dinheiro e os recursos do grupo.
  2. O nome “Iscariotes” pode ter vindo da palavra grega “sikarios”, que significa “assassino” ou “terrorista”. No entanto, isso é apenas especulação e não há evidências concretas para apoiar essa teoria.
  3. De acordo com a Bíblia, Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata. Essa era uma quantia significativa na época, equivalente a cerca de quatro meses de salário para um trabalhador comum.
  4. A maneira como Judas traiu Jesus varia nas diferentes versões dos evangelhos. Em Mateus 26:47-50, Judas identifica Jesus beijando-o na bochecha. Em João 18:3-12, Judas indica Jesus aos soldados romanos com um sinal combinado.
  5. Após a traição, Judas se arrependeu e devolveu as 30 moedas de prata aos sacerdotes, mas eles se recusaram a aceitá-las de volta. Judas então jogou as moedas no Templo e saiu para se enforcar.

Como morreram os 12 Apóstolos de Jesus?

  1. Simão Pedro: Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido dele, pois acreditava não ser digno de morrer da mesma maneira que Jesus. O local de sua crucificação foi em Roma, durante o reinado do imperador Nero.
  2. André: Acredita-se que André tenha sido crucificado em uma cruz em forma de X na cidade de Patras, na Grécia. Essa cruz é conhecida como a “Cruz de Santo André”.
  3. Tiago, filho de Zebedeu: Tiago foi executado por Herodes Agripa I, sendo o primeiro apóstolo a ser martirizado. Ele foi decapitado em Jerusalém, conforme registrado no livro de Atos 12:2.
  4. João: De acordo com a tradição, João viveu até uma idade avançada e morreu de causas naturais em Éfeso. Ele foi o único apóstolo que não sofreu martírio.
  5. Filipe: Filipe foi martirizado na cidade de Hierápolis, na Frígia. Acredita-se que tenha sido crucificado ou apedrejado até a morte.
  6. Bartolomeu (Natanael): Há relatos de que Bartolomeu tenha sido esfolado vivo e depois decapitado na Armênia, onde pregava o evangelho.
Leia Também: O diabo conhece os nossos pensamentos?
  1. Mateus: A tradição cristã sustenta que Mateus foi martirizado, provavelmente na Etiópia ou na Pérsia. As circunstâncias exatas de sua morte são desconhecidas, mas alguns relatos sugerem que ele foi apedrejado ou decapitado.
  2. Tomé: Acredita-se que Tomé tenha sido morto com uma lança na Índia, onde pregava o evangelho. Ele foi martirizado por soldados locais a mando de um rei que se opunha à mensagem cristã.
  3. Tiago, filho de Alfeu: Tiago foi martirizado no Egito, onde pregava o evangelho. Acredita-se que ele tenha sido crucificado ou apedrejado até a morte.
  4. Simão, o Zelote: A tradição cristã sugere que Simão tenha sido martirizado na Pérsia, juntamente com Judas Tadeu. Algumas fontes afirmam que ele foi serrado ao meio, enquanto outras indicam que foi crucificado.
  5. Judas Tadeu: Acredita-se que Judas Tadeu tenha sido martirizado junto com Simão, o Zelote, na Pérsia. As circunstâncias exatas de sua morte são desconhecidas, mas algumas fontes afirmam que ele foi morto com uma clava, enquanto outras sugerem que foi crucificado.
  6. Judas Iscariotes: Judas traiu Jesus e, posteriormente, enforcou-se em desespero e remorso por suas ações (Mateus 27:3-5). Ele não morreu como mártir e foi substituído por Matias como apóstolo (Atos 1:26).

 

Conclusão

Os 12 apóstolos de Jesus desempenharam um papel fundamental na propagação do evangelho e na formação da igreja primitiva. Eles foram escolhidos por Jesus para serem testemunhas de sua vida, morte e ressurreição, e foram enviados a pregar o evangelho a todas as nações (Mateus 28:19-20). Conhecer a vida e o ministério desses homens nos ajuda a entender a

Siga-nos em nosso canal no Youtube

Artigos Populares

1 COMMENT

Comments are closed.

Mais Popular

Comentários Recentes