HomeEstudo BíblicoQuem foi Mefibosete na Bíblia?

Quem foi Mefibosete na Bíblia?

Mefibosete é lembrado em muitos sermões, mas sua história nem sempre é contada de acordo com a narrativa bíblica. É importante lembrar que há dois personagens bíblicos com esse nome, ambos pertencentes à casa de Saul. Davi se lembrou de Mefibosete, filho de Jônatas, quando se tornou rei.

O que significa o nome Mefibosete?

O significado exato do nome Mefibosete é incerto entre os estudiosos. Há uma discussão sobre a grafia original do nome, já que uma pequena mudança na palavra pode alterar significativamente seu significado. O nome também aparece na Septuaginta como Meribe-Baal ou Memfibaal, exceto em 2 Samuel 21:8. Essa dificuldade significa que o nome originalmente poderia ter significados como “Baal é advogado”, “herói de Baal”, “Baal contende”, “aquele que luta com Baal” ou “aquele que despedaça a Baal” (cf. 1 Crônicas 8:34; 9:40).

Ao longo do tempo, a transcrição do nome foi alterada, com a substituição da terminação ba’al por boshet, que significa vergonha. Por exemplo, em 1 Reis 18:19, 25, a Septuaginta traduz como “profetas de vergonha” ao invés de “profetas de Baal”.

Mefibosete, filho de Saul

Este Mefibosete é menos conhecido. Ele era filho de Saul com sua concubina Rispa. Ele foi entregue por Davi aos gibeonitas para ser executado, conforme mencionado em 2 Samuel 21:8.

Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que ela teve com Saul, e os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela teve com Adriel, filho de Barzilai, de Meolá.
Ele os entregou aos gibeonitas, que os executaram no monte perante o Senhor. Os sete foram mortos ao mesmo tempo, nos primeiros dias da colheita de cevada.
(2 Samuel 21:8,9)

Em 2 Samuel 21:7, o Mefibosete mais conhecido também é mencionado antes do menos conhecido, o que leva muitas pessoas a confundirem esses dois personagens.

Mefibosete, filho de Jônatas

“Mencionado em 2 Samuel 4:4, Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, teve sua vida marcada por tragédias e frustrações. Aos cinco anos de idade, quando seu pai e avô morreram em batalha, sua ama tentou fugir apressadamente com ele, mas acabou deixando Mefibosete cair, fazendo com que ele ficasse aleijado dos dois pés. Levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade, Maquir, filho de Amiel, se encarregou de cuidá-lo (2 Samuel 9:4). Mefibosete também teve um filho chamado Mica (2 Samuel 9:12).”

Mefibosete e Rei Davi

Eu, o rei Davi, me lembrei de minha amizade com Jônatas e busquei mostrar lealdade em sua honra. Perguntei se havia alguém da casa de Saul para quem eu pudesse fazer isso. Foi então que Ziba, servo da casa de Saul, informou-me sobre Mefibosete. Eu imediatamente mandei buscá-lo em Lo-Debar e entreguei a ele as propriedades de Saul, permitindo que ele se sentasse diariamente à minha mesa. Além disso, ordenei que Ziba fosse meu servo. (2 Samuel 9)

Mefibosete e Ziba

Davi, em honra à sua amizade com Jônatas, perguntou se havia alguém da casa de Saul a quem ele pudesse mostrar lealdade. Ziba, servo da casa de Saul, informou a Davi sobre Mefibosete, e Davi imediatamente mandou buscá-lo em Lo-Debar. Davi entregou as propriedades de Saul a Mefibosete, permitindo que ele sentasse à mesa do rei e ordenou que Ziba fosse seu servo (2 Samuel 9).

Durante a revolta de Absalão, Ziba acusou falsamente Mefibosete de cobiçar o reino, e Davi acreditou na mentira. No entanto, quando Davi retornou após a morte de Absalão, Mefibosete foi ao encontro de Davi para se defender e provar sua inocência. Mefibosete explicou a Davi como Ziba havia arquitetado um plano para acusá-lo de traição.

Saiba Mais: A Dracma Perdida

Durante o período em que Davi precisou fugir de Absalão, Mefibosete se lamentou por ele profundamente, mostrando sua fidelidade a Davi. Quando Davi questionou Mefibosete, ele abriu mão de toda a herança, mostrando que sua preocupação estava apenas no bem-estar de Davi (2 Samuel 19:30). Mefibosete demonstrou ter um caráter nobre e leal ao rei Davi.

Ele respondeu: “Ó rei, meu senhor! Eu, teu servo, sendo aleijado, mandei selar o meu jumento para montá-lo e acompanhar o rei. Mas o meu servo me enganou.
Ele falou mal de mim ao rei, meu senhor. Tu és como um anjo de Deus! Faze o que achares melhor.
Todos os descendentes do meu avô nada mereciam do meu senhor e rei, senão a morte. Entretanto, deste a teu servo um lugar entre os que comem à tua mesa. Que direito tenho eu, pois, de te pedir qualquer outro favor? ”
(2 Samuel 19:26-28)

Em 2 Samuel 19:24, Davi poupou Mefibosete, filho de Jônatas, de ser morto junto com sete outros membros da casa de Saul, incluindo seu tio com o mesmo nome, Mefibosete. Esse é o último relato sobre ele na Bíblia.

Pregação sobre Mefibosete

A história de Mefibosete é frequentemente mencionada em sermões e músicas, mas raramente é contada de forma completa. As pessoas costumam se lembrar apenas da parte em que Mefibosete foi retirado do esquecimento e recebeu uma herança real, e é frequentemente usada como um exemplo de prosperidade.

No entanto, a história de Mefibosete é muito mais do que isso. Ela apresenta a lição de um homem cujo caráter permaneceu inabalável, mesmo diante das adversidades. Mefibosete foi traído por seu servo, mas mesmo assim teve que dividir sua herança com ele. Em vez de se preocupar com sua riqueza pessoal, ele abriu mão de tudo o que tinha e mostrou que sua fidelidade ao rei escolhido por Deus era o que realmente importava.

A verdadeira mensagem da história de Mefibosete é sobre o caráter de um homem fiel aos seus princípios, e não sobre prosperidade.

Quantos Mefibosete existem na Bíblia?

  1. Mefibosete, filho de Jônatas: Este Mefibosete era neto do rei Saul e filho de Jônatas, amigo íntimo do rei Davi. Quando tinha apenas cinco anos, Mefibosete ficou paralítico ao ser derrubado por sua babá, enquanto ela tentava fugir com ele após receber a notícia da morte de Saul e Jônatas na batalha contra os filisteus. Mais tarde, durante o reinado de Davi, Mefibosete foi levado à presença do rei, que lhe devolveu todas as terras pertencentes a seu avô Saul e ordenou que ele morasse no palácio real, como membro da família real (2 Samuel 9).
  2. Mefibosete, filho de Saul e Rispa: Este Mefibosete era filho de Saul e de sua concubina Rispa. Ele foi executado junto com seu irmão Armoni e cinco filhos de Merabe, filha de Saul, para apaziguar os gibeonitas, que haviam sido injustiçados por Saul (2 Samuel 21:8-14).

Os dois Mefibosetes são distintos, apesar de compartilharem o mesmo nome, e ambos têm histórias diferentes na Bíblia.

Exegese sobre Mefibosete para uma Pregação correta

A exegese é a interpretação e análise de um texto, geralmente bíblico, para compreender seu significado e relevância. Aqui está uma breve exegese sobre Mefibosete, filho de Jônatas:

  1. O significado do nome Mefibosete: O nome Mefibosete, em hebraico, é “Mefivoshet” (מְפִיבֹשֶׁת), que significa “da boca da vergonha” ou “da boca do opróbrio”. Acredita-se que o nome pode simbolizar o estado de desgraça da casa de Saul após sua morte e derrota na batalha.
  2. A amizade entre Davi e Jônatas: A história de Mefibosete começa com a amizade entre seu pai, Jônatas, e Davi. Jônatas era filho do rei Saul, enquanto Davi era um jovem pastor que se tornou um herói em Israel ao derrotar o gigante filisteu Golias. A Bíblia descreve a amizade entre Jônatas e Davi como profunda e leal, tanto que Jônatas ajudou a proteger Davi da ira de seu pai Saul (1 Samuel 18:1-4, 20:1-42).
  3. A bondade de Davi para com Mefibosete: Após a morte de Saul e Jônatas e o estabelecimento do reinado de Davi, ele decide honrar a memória de seu amigo Jônatas, buscando um descendente de Saul a quem pudesse mostrar bondade (2 Samuel 9:1). Encontrando Mefibosete, que era paralítico e vivia em condições humildes, Davi o acolhe como parte de sua própria família e devolve a ele as terras e propriedades que pertenciam a Saul. Este ato de generosidade demonstra a lealdade de Davi a seu amigo Jônatas e seu compromisso em cuidar daqueles que estavam em dificuldades.
  4. A lealdade de Mefibosete a Davi: Durante a rebelião de Absalão, filho de Davi, Mefibosete permanece leal a Davi, mesmo quando é falsamente acusado de conspirar para retomar o trono de seu avô Saul. Davi, ao retornar a Jerusalém, ouve a explicação de Mefibosete e decide dividir as terras entre ele e seu servo Ziba, que o havia acusado falsamente (2 Samuel 19:24-30). Essa história destaca a lealdade e a integridade de Mefibosete, apesar de suas circunstâncias desafiadoras.

A exegese da história de Mefibosete revela temas como amizade, lealdade, generosidade e superação de adversidades. A história de Mefibosete é um exemplo de como a bondade e a lealdade podem ser demonstradas em tempos difíceis, bem como a importância de cuidar daqueles que estão em necessidade.

Siga-nos em nosso canal no Youtube: Pensando Bíblia

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes