HomePerguntas e RespostasLugares onde Jesus apareceu após a ressurreição

Lugares onde Jesus apareceu após a ressurreição

Introdução

A ressurreição de Jesus Cristo é um dos eventos centrais do cristianismo e um tema de grande importância para os cristãos ao redor do mundo. Neste artigo, vamos explorar os lugares onde Jesus apareceu após sua ressurreição, baseando-nos nos relatos bíblicos e em alguns textos . Acompanhe e conheça mais sobre essas aparições fascinantes!

A ressurreição de Jesus

 O túmulo vazio

O primeiro sinal da ressurreição de Jesus foi o túmulo vazio encontrado pelas mulheres que foram ungir seu corpo. Ao chegarem ao local, elas viram que a pedra que fechava o túmulo havia sido removida e o corpo de Jesus não estava mais lá. Um anjo anunciou a elas que Jesus havia ressuscitado dos mortos (Mateus 28:5-6).

Os primeiros encontros

Após o anúncio do anjo, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena e a outra Maria (Mateus 28:9-10). Ele também apareceu a Maria Madalena quando ela estava sozinha, conforme registrado no Evangelho de João (João 20:11-18).

 Aparições na Galileia

 Aos discípulos na praia

Jesus apareceu a alguns de seus discípulos enquanto eles estavam pescando no mar da Galileia. Ele os ajudou a realizar uma pesca milagrosa e, em seguida, compartilhou uma refeição com eles na praia (João 21:1-14).

 A grande comissão no monte

Neste encontro, Jesus apareceu a seus discípulos na Galileia e lhes deu a chamada “Grande Comissão”, instruindo-os a fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:16-20).

Aparições em Jerusalém

Aos discípulos no cenáculo

Jesus apareceu aos seus discípulos, com exceção de Tomé, no cenáculo, em Jerusalém. Ele mostrou-lhes as marcas de seus ferimentos e comeu com eles. Em seguida, soprou sobre eles o Espírito Santo e lhes deu a autoridade para perdoar pecados (João 20:19-23).

A Tomé

Uma semana depois, Jesus apareceu novamente aos discípulos, desta vez com Tomé presente. Ele permitiu que Tomé tocasse nas marcas dos pregos em suas mãos e no ferimento em seu lado. Ao presenciar isso, Tomé proclamou sua fé em Jesus como seu Senhor e Deus (João 20:24-29).

Aparição no caminho de Emaús

Dois discípulos caminhavam para a aldeia de Emaús, conversando sobre os eventos recentes, quando Jesus se juntou a eles. Ele explicou as Escrituras que se referiam a ele, mas os discípulos só o reconheceram quando ele partiu o pão com eles. Então, Jesus desapareceu de sua vista (Lucas 24:13-35).

Aparição a mais de 500 irmãos

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Coríntios, menciona que Jesus apareceu a mais de 500 irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda estava viva quando Paulo escreveu a carta (1 Coríntios 15:6).

Aparição a Tiago

Paulo também menciona que Jesus apareceu a Tiago, que provavelmente é Tiago, irmão do Senhor e líder da igreja em Jerusalém (1 Coríntios 15:7).

Aparição a Saulo de Tarso

A última aparição registrada de Jesus na Bíblia ocorreu a Saulo de Tarso, enquanto ele estava a caminho de Damasco para perseguir cristãos. Jesus apareceu a ele em uma visão, e como resultado dessa experiência, Saulo se converteu ao cristianismo e se tornou o apóstolo Paulo (Atos 9:1-9).

Aparições em outros textos apócrifos

A epístola de Pedro

O Evangelho de Pedro, um texto apócrifo do século II, relata uma aparição de Jesus aos discípulos em um monte na Galileia, onde ele lhes prometeu que voltaria em breve.

Qual a principal mensagem que Jesus deixou após a ressureição ?

A principal mensagem que Jesus deixou após a ressurreição é a confirmação de sua divindade, a vitória sobre a morte e a promessa de vida eterna para aqueles que creem nele. Além disso, ele transmitiu aos discípulos a missão de levar o evangelho a todas as nações e fazer discípulos, conhecida como a “Grande Comissão”. Essa mensagem continua a ser o fundamento da fé cristã até hoje.

Perguntas frequentes

  1. Onde Jesus apareceu pela primeira vez após a ressurreição? Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena e a outra Maria, conforme registrado nos Evangelhos de Mateus e João.
  2. Quais são as aparições de Jesus na Galileia? Na Galileia, Jesus apareceu aos discípulos na praia e também no monte onde lhes deu a “Grande Comissão”.
Saiba Mais: Quem eram os Fariseus na Bíblia?
  1. Onde Jesus apareceu aos discípulos em Jerusalém? Em Jerusalém, Jesus apareceu aos discípulos no cenáculo e, posteriormente, a Tomé.
  2. Quem foi o último a ver Jesus ressuscitado antes da ascensão? O último a ver Jesus ressuscitado antes da ascensão foi Saulo de Tarso, que se converteu ao cristianismo e se tornou o apóstolo Paulo.
  3. As aparições de Jesus estão presentes apenas nos textos bíblicos? Não, algumas aparições de Jesus também são mencionadas em textos apócrifos, como o Evangelho de Pedro e o Evangelho de Maria Madalena.

Conclusão

As aparições de Jesus Cristo após a ressurreição são eventos fundamentais para a fé cristã e têm um profundo significado para os cristãos. Essas aparições confirmam a divindade de Jesus, a vitória sobre a morte e a promessa de vida eterna aos que nele creem. Além disso, através da “Grande Comissão”, Jesus confiou aos seus discípulos a missão de levar o evangelho a todas as nações e fazer novos discípulos.

As diversas aparições de Jesus ocorreram em diferentes lugares, como Galileia, Jerusalém e o caminho de Emaús, e foram relatadas tanto nos textos bíblicos quanto em alguns textos apócrifos. Através do estudo desses relatos, podemos compreender melhor o impacto e a importância dessas aparições na formação do cristianismo e na vida dos primeiros seguidores de Jesus.

Siga-nos em nosso Canal no Youtube: Pensando Bíblia

 

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes