HomeBiografiaQuem Foi Moisés na Biblia? - Biografia Moisés: Pensando Bíblia

Quem Foi Moisés na Biblia? – Biografia Moisés: Pensando Bíblia

Moisés

Líder espiritual

Por: Felipe Calebe

Biografia de Moisés

De acordo com a Bíblia, Moisés foi um hebreu que, seguindo os mandamentos divinos, libertou seu povo da escravidão no Egito e os conduziu numa longa jornada até a terra de Canaã. A vida de Moisés – suas ações, realizações e leis – está registrada em quatro livros bíblicos: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, que, junto com Gênesis, compõem o Pentateuco.

A Bíblia relata que algumas tribos nômades da Palestina deixaram o terreno semiárido daquela região e rumaram para o Egito. Lá, foram escravizados e forçados a trabalhar arduamente por muitos anos.

No século XIII a.C., a opressão atingiu seu ápice quando o Faraó ordenou a morte de todos os filhos homens dos israelitas, pois estes se multiplicavam rapidamente.

 Nascimento e juventude

Moisés, filho de Joquebede e Anrão, da tribo de Levi, nasceu no Egito durante o período em que o faraó ordenou a execução dos filhos homens dos hebreus. Moisés foi escondido por três meses e, quando não foi mais possível ocultá-lo, sua mãe o colocou em um cesto de papiro e o escondeu entre os juncos à margem do rio Nilo, enquanto sua irmã observava tudo à distância.

A criança foi resgatada por uma filha do Faraó Ramsés II, que tomava banho no rio. A irmã de Moisés se ofereceu para encontrar uma ama de leite e, assim, ele acabou sendo amamentado pela própria mãe. Depois de crescido, o menino foi devolvido à filha do Faraó, que lhe deu o nome de Moisés e o educou como nobre, em ambiente palaciano.

A fuga de Moisés

Os anos se passaram e Moisés saiu para ver seus irmãos. Percebeu que eram submetidos a trabalhos forçados e maltratados pelo feitor egípcio. Um dia, matou o feitor e, para evitar ser descoberto, fugiu para a terra de Madiã.

Moisés passou a viver no deserto, onde trabalhou para o sacerdote Jetro, que tinha sete filhas. Uma delas, Séfora, tornou-se esposa de Moisés, dando-lhe um filho chamado Gérson.

A Missão de Moisés

Certo dia, enquanto Moisés apascentava o rebanho de seu sogro aos pés do monte Sinai, um anjo de Deus apareceu a ele em uma chama de fogo. Daquelas chamas, ele ouviu uma voz que se identificou como Deus, anunciando que o havia escolhido para libertar seu povo da escravidão egípcia e levá-los à Terra Prometida.

Durante essa visão, Moisés recebeu poderes especiais e, com eles, poderia persuadir o faraó a libertar seu povo. Ele retornou ao palácio e fez o pedido ao faraó, mas ele recusou.

Dez pragas

Diante da recusa do faraó, Moisés fez com que o Egito fosse devastado por dez pragas: transformação da água do rio Nilo em sangue, invasão de rãs, infestação de piolhos, invasão de moscas, morte do gado, surgimento de úlceras, chuva de pedras, invasão de gafanhotos, trevas e, por último, a morte de todos os primogênitos egípcios. Somente após essa última praga, o faraó se convenceu e decidiu libertar os hebreus.

A caminho da Terra Prometida

Enquanto Moisés e seu povo seguiam rumo à Terra Prometida, o faraó mudou de ideia e ordenou que suas tropas os perseguissem. Contudo, Moisés abriu com seu cajado um caminho através das águas do Mar Vermelho e, após a passagem dos hebreus, o mar se fechou e engoliu os soldados do faraó.

Ao chegarem ao pé do Monte Sinai, Moisés subiu a montanha e recebeu de Deus as duas tábuas com os Dez Mandamentos, bem como uma série de leis que passaram a regular as relações entre os homens.

Por 40 anos, vagaram pelo deserto, até que toda a geração escravizada morresse, permitindo que apenas os nascidos na liberdade entrassem na Terra Prometida. A Bíblia descreve detalhadamente a odisseia dos hebreus, acontecimentos que influenciariam a humanidade por séculos.

Quando Moisés atravessou das planícies de Moab para o monte Nebo, até o cume do Faga, em frente a Jericó, Javé lhe mostrou toda a terra e disse: “Esta é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: Eu a darei à sua descendência. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela”. (Dt 34, 4).

Morte de Moisés

Moisés faleceu antes de cruzar as fronteiras da terra prometida, aos cento e vinte anos de idade. Foi sepultado no vale, na terra de Moab, diante de Bet-Fegor. “Os israelitas choraram por Moisés nas estepes de Moab durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés” (Dt 34, 8).

Significado do nome Moisés

O significado do nome Moisés ainda desafia os filólogos atualmente:

A explicação bíblica – mo = água + Usher = salvar, ou seja, salvo das águas.

A etimologia egípcia: msi = dar à luz, e mses = filho.

Como líder religioso, profeta e legislador, Moisés ocupa um lugar de destaque tanto no cristianismo quanto no judaísmo. Considerado pela tradição o maior profeta hebreu, sua importância no judaísmo faz com que essa religião seja muitas vezes denominada “fé mosaica”.

 

Feitos Realizados por Deus através de Moises

 

Transformação da vara em cobra – Segundo o livro do Êxodo, Moisés realizou seu primeiro milagre ao transformar a vara em que segurava em uma cobra, diante do faraó do Egito.

Água em sangue – Moisés transformou as águas do rio Nilo em sangue, como uma das dez pragas enviadas por Deus ao Egito, para convencer o faraó a libertar os hebreus da escravidão.

Rãs –  Outra das dez pragas enviadas por Deus ao Egito, Moisés convocou uma grande quantidade de rãs para invadir o Egito.

Piolhos –  Moisés trouxe uma infestação de piolhos como uma terceira praga enviada por Deus.

Moscas –  Como a quarta praga, Moisés trouxe uma infestação de moscas para o Egito.

Peste no gado – A quinta praga enviada por Deus foi uma doença que matou todos os animais do Egito.

Úlceras –  A sexta praga enviada por Deus foi uma epidemia de úlceras que atingiu os egípcios.

Chuva de granizo –  Moisés invocou uma chuva de granizo que destruiu as plantações e matou os animais que sobreviveram à praga anterior.

Gafanhotos –  A oitava praga foi uma nuvem de gafanhotos que devorou as plantações restantes.

Escuridão –  A nona praga enviada por Deus foi uma escuridão total que durou três dias.

Morte dos primogênitos –  Como a décima e última praga, Moisés anunciou que todos os primogênitos do Egito morreriam, a menos que o povo hebreu fosse libertado da escravidão. Esta praga convenceu o faraó a permitir que os hebreus saíssem do Egito, dando início à jornada dos israelitas rumo à Terra Prometida.

Abertura do Mar Vermelho: Quando o faraó do Egito mudou de ideia e decidiu perseguir os hebreus que haviam acabado de deixar o país, Moisés abriu o Mar Vermelho com um gesto de sua vara, permitindo que os israelitas cruzassem a pé e escapasse do exército egípcio.

Água da Rocha: Em outra ocasião, os israelitas reclamaram com Moisés por falta de água no deserto. Então, Moisés orou a Deus, que mandou que ele batesse com a vara em uma rocha. Ao fazer isso, água jorrou da rocha e saciou a sede do povo.

Alimentos no Deserto: Durante a jornada pelo deserto, os israelitas também passaram fome. Então, Deus enviou o maná do céu, um tipo de pão que aparecia todas as manhãs no acampamento. Além disso, Deus também enviou codornizes para que os israelitas tivessem carne para comer.

Rocha Ferida: Em outra ocasião em que os israelitas precisavam de água, Deus ordenou a Moisés que falasse com uma rocha e dela sairia água. No entanto, Moisés acabou ferindo a rocha com sua vara e, por isso, Deus o repreendeu por sua desobediência.

Cura da Serpente de Bronze: Quando os israelitas estavam sendo atacados por serpentes venenosas, Deus ordenou que fizesse uma serpente de bronze e a colocasse em uma haste. Então, aqueles que olhassem para a serpente de bronze seriam curados da picada venenosa.

Esses são apenas alguns exemplos dos milagres que Moisés realizou durante a jornada dos hebreus pelo deserto. Cada um desses eventos demonstrou a fidelidade e o poder de Deus em ajudar e proteger seu povo.

VEJA TAMBÉM

Quem foi José do Egito?

 

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes