HomeBiografiaBiografia de Martinho Lutero: Sacerdote que liderou a Reforma

Biografia de Martinho Lutero: Sacerdote que liderou a Reforma

Biografia de Matinho Lutero: Nascimento e Educação Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Saxônia-Turíngia, na Alemanha, em 10 de novembro de 1483. Seu pai era um mineiro que se tornou conselheiro na pequena cidade de Mansfeld. Os pais de Martinho Lutero o criaram em um ambiente religioso extremamente austero, marcado por superstições e histórias de demônios e feiticeiros.

Infância e Juventude

Com 16 anos, ingressou na Universidade de Erfurt, onde estudou Artes, Leis, Línguas e Filosofia. Aos 18 anos, já era um brilhante aluno de advocacia, mas decidiu entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt em 1505. Em 1507, ele foi ordenado e continuou seus estudos na Universidade de Wittenberg.

Viagem a Roma e Doutrina

Em 1511, Lutero visitou Roma e ficou chocado com a frivolidade da cúria romana. Em 1512, obteve seu doutorado em Teologia e foi eleito cônego do convento de Wittenberg. Nos anos seguintes, ele se dedicou às atividades pastorais e ao ensino de Teologia, enquanto sua doutrina sobre a “justificação pela fé” amadurecia.

Contexto Histórico

No início do século XVI, a Alemanha não era um Estado nacional, mas sim uma região dividida em vários estados, governados por príncipes, cuja subordinação ao Imperador do Sacro Império Romano Germânico (ligado ao papa), era meramente nominal. A região estava pronta para uma reforma na igreja.

Vida e Obra de Matinho Lutero

Reforma Protestante

Em 1517, Lutero elaborou uma série de “95 teses contra a venda de indulgências”, contestando o poder da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas. Ele afixou as teses na porta da Igreja em Wittenberg, dando início à Reforma Protestante. Em pouco tempo, as teses de Lutero exprimiam os sentimentos de boa parte da população, e dos príncipes que mantinham relações tensas com Roma e com o imperador.

Veja Mais: Quem foi José do Egito?

Lutero estabeleceu que a salvação do homem é feita apenas pela “justificação da fé” e renegou a interpretação oficial da Bíblia. Ele procurou estabelecer uma igreja independente, rejeitando todas as hierarquias eclesiásticas, desde os padres até o papa. Ele também alterou o cerimonial da missa e substituiu o latim pelo alemão nos serviços religiosos.

Lutero e seus seguidores enfrentaram pressão da Igreja Católica e dos estados católicos. Em 1521, ele foi obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Durante seu tempo de exílio, ele traduziu a Bíblia para o alemão e se casou com a ex-freira Katherina Von Bora.

Luteranismo e Contra Reforma

Felipe Melanchton, um professor grego da Universidade de Wittenberg, ajudou Lutero na formulação de suas doutrinas e redigiu a “Confissão de Augsburgo” (1530), que o credo luterano aceitou. O movimento Luterano teve consequências que revolucionaram a sociedade da época e abriu caminho para rebeliões políticas e sociais.

A forma de protestantismo proclamada por Lutero, além da Alemanha, chegou até a Suécia, Dinamarca e aos Países Baixos. Várias doutrinas seguiram seus princípios, criando igrejas nacionais, como o Anglicanismo na Inglaterra, o Calvinismo na Suíça, além de diversas ramificações.

Veja também: Salvação Pela Fé e Graça

A própria Igreja Católica, a partir do Concílio de Trento (1545-1563), procederia a sua própria reforma que ficou conhecida com o nome de Contra Reforma.

Morte e Frases Célebres Martinho Lutero faleceu em 18 de fevereiro de 1546, em Eisleben, Alemanha, no castelo de Frederico I, Príncipe da Saxônia.

Algumas das frases mais célebres de Lutero incluem: “A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta”, “Quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinquenta, não pode esperar ser tudo isso depois”, “A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e a teologia, pecadores”, “O coração do homem é como um moinho que trabalha sem parar. Se não há nada para moer, corre o risco de se triturar a si mesmo”, “Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor”, e “Os que amam profundamente jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens”.

Teses de Martinho Lutero

As 95 teses de Martinho Lutero foram um documento escrito pelo sacerdote alemão em 31 de outubro de 1517, e que serviram como ponto de partida para a Reforma Protestante. Essas teses eram uma crítica ao comércio de indulgências da Igreja Católica, e reivindicavam a importância da salvação pela fé e pela graça divina, em vez da compra de indulgências como forma de remissão dos pecados ( Biografia de Matinho Lutero).

Aqui estão algumas das 95 teses de Martinho Lutero:

  • Tese 1: “Ao dizer: ‘Fazei penitência’, etc. [Mt 4:17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência”.
  • Tese 21: “Assim como o tesouro da indulgência é o mais sublime de todos os bens, assim é também o mais difícil de compreender, pelos fiéis, em sua totalidade”.
  • Tese 27: “Elas [as indulgências] são pregadas para que as pessoas creiam que se encontram livres de toda pena e salvas pelas indulgências”.
  • Tese 32: “Aqueles que se julgam seguros da sua salvação pelos meio das indulgências, terão uma surpresa terrível no dia do juízo”.
  • Tese 37: “Toda verdadeira confissão tem duas partes: uma é o arrependimento e a outra, a fé”.
  • Tese 62: “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus”.
  • Tese 82: “A força do papa é diminuída, na medida em que se diminuem as indulgências”.
  • Tese 86: “Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos mais ricos Crassos, não constrói a basílica de São Pedro com o seu próprio dinheiro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?”.
  • Tese 95: “Papaias que pregam que as indulgências são tão eficazes que podem absolver um homem mesmo que este tenha violado a mãe de Deus, são loucos”.

Lei Também: Quem Foi Estevão na Bíblia?

Essas são apenas algumas das 95 teses de Martinho Lutero, que provocaram um grande impacto na época e deram início a uma profunda mudança na religião e na sociedade da Europa (Biografia de Matinho Lutero).

As 5 “Solas” de Martinho Lutero

Martinho Lutero defendeu as 5 Solas, que são as cinco afirmações teológicas que sintetizam as doutrinas fundamentais da Reforma Protestante. Elas são:

  1. Sola Scriptura: “Somente a Escritura”. Essa afirmação significa que a Bíblia é a única fonte de autoridade em matéria de doutrina e prática cristã.
  2. Sola Fide: “Somente a fé”. Essa afirmação ensina que a salvação é pela fé em Jesus Cristo, e não pelas obras ou pelos sacramentos da igreja.
  3. Sola Gratia: “Somente a graça”. Essa afirmação ensina que a salvação é um dom gratuito de Deus, dado por sua graça, e não pode ser alcançada por mérito humano.
  4. Solus Christus: “Somente Cristo”. Essa afirmação ensina que a salvação é somente através de Jesus Cristo, e não há outro mediador entre Deus e os homens.
  5. Soli Deo Gloria: “Somente para a glória de Deus”.

Essas cinco afirmações tornaram-se fundamentais para a teologia reformada e influenciaram profundamente a Igreja Cristã em todo o mundo ( Biografia de Matinho Lutero).

Biografia Mantinho Lutero – Conclusão

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão que se tornou o principal personagem da Reforma Protestante no século XVI. Ele contestou o poder da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de indulgências e relíquias sagradas.

Lutero nasceu em Eisleben, na Alemanha, em 1483, e estudou na Universidade de Erfurt antes de se tornar um monge agostiniano em 1505. Em 1517, Lutero desafiou a Igreja Católica ao publicar suas “95 Teses” que criticavam a venda de indulgências.

As teses de Lutero rapidamente se tornaram populares e sua luta contra a Igreja Católica resultou em sua excomunhão em 1521.

Lutero também estabeleceu as bases do luteranismo, uma nova denominação cristã que enfatizava a salvação pela fé e não pelas obras. Ele rejeitou as hierarquias eclesiásticas, o celibato obrigatório para os sacerdotes e a interpretação oficial da Bíblia, afirmando que cada pessoa poderia interpretar livremente as Escrituras ( Biografia de Martinho Lutero).

As ideias de Lutero inspiraram a Reforma Protestante em toda a Europa e tiveram um impacto duradouro na Igreja Cristã. Ele faleceu em 1546 em Eisleben, na Alemanha.

tag: Biografia de Matinho Lutero

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes