HomePerguntas e RespostasQuem foi Estevão na Bíblia: a história do primeiro mártir cristão

Quem foi Estevão na Bíblia: a história do primeiro mártir cristão

 

Introdução:

Estevão é um dos personagens mais importantes do Novo Testamento, sendo considerado o primeiro mártir cristão. Ele é mencionado nos Atos dos Apóstolos, capítulo 6, como um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para servir às necessidades da comunidade cristã em Jerusalém. Mas neste texto, vamos contar a história de Estevão na Bíblia, desde sua escolha como diácono até seu martírio.

A escolha de Estevão como diácono:

A escolha de Estevão como diácono ocorreu no início da história da Igreja Cristã. Os apóstolos estavam preocupados com a distribuição de alimentos para os membros mais pobres da comunidade, que estavam sendo negligenciados. Eles decidiram escolher sete homens para servir como diáconos, para que os apóstolos pudessem se concentrar na pregação da Palavra de Deus.

Estevão foi escolhido como um dos sete diáconos, juntamente com Felipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau. Ele era conhecido por sua sabedoria e pela graça que Deus lhe concedeu. Ele logo se destacou como um líder na comunidade cristã e começou a pregar o evangelho para os judeus de Jerusalém.

O julgamento de Estevão:

O sucesso de Estevão na pregação do evangelho despertou a ira dos líderes religiosos judeus. Eles começaram a fazer acusações falsas contra ele, alegando que ele estava falando contra o Templo de Jerusalém e contra a Lei de Moisés. Estevão foi levado a julgamento diante do Sinédrio, o tribunal religioso judeu.

Durante o julgamento, Estevão fez um discurso poderoso, no qual ele defendeu sua fé em Jesus Cristo e acusou os líderes religiosos judeus de rejeitarem o Messias que havia sido prometido nas Escrituras. Ele disse que eles eram culpados de matar os profetas e de rejeitar o Espírito Santo.

O martírio de Estevão:

O discurso de Estevão enfureceu os líderes religiosos judeus, que o acusaram de blasfêmia e de ameaçar a segurança do Templo. Eles o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte.

Estevão morreu como um mártir, mas sua morte não foi em vão. Seu testemunho e seu exemplo de coragem inspiraram muitos cristãos ao longo dos séculos. Ele é considerado um santo pela Igreja Católica e pelas igrejas ortodoxas, e seu nome é lembrado em muitas tradições cristãs, incluindo o Natal ortodoxo.

Conclusão:

A história de Estevão na Bíblia é uma história de coragem e de fé. Ele foi escolhido como diácono para servir às necessidades da comunidade cristã, mas sua pregação poderosa e sua defesa da fé o levaram a ser o primeiro mártir cristão. Sua morte não silenciou a mensagem do evangelho, pelo contrário, sua coragem inspirou muitos a continuar pregando a Palavra de Deus.

Estevão é um exemplo para todos os cristãos de que a fé em Jesus Cristo pode exigir sacrifícios, mas que estes sacrifícios são recompensados pela glória eterna no Reino de Deus. Sua história é uma lembrança de que a perseguição e a morte fazem parte da história da Igreja, mas que a vitória final pertence a Deus.

Por isso, Estevão é uma figura importante na história do Cristianismo, e seu exemplo continua a inspirar muitos cristãos em todo o mundo a permanecer firmes na fé, mesmo diante das adversidades. Que a história de Estevão na Bíblia possa continuar a nos inspirar a sermos fiéis a Deus e a testemunhar a nossa fé, mesmo diante das dificuldades.

 

Veja Também

Quem foi Moisés na bíblia?

Quem foi José do Egito?

O Amor de Deus por: Charles Spurgeon

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes