HomeSermãoO que é o novo nascimento segundo a Bíblia?

O que é o novo nascimento segundo a Bíblia?

Introdução:

Queridos irmãos e irmãs, hoje eu gostaria de falar com vocês sobre um tema muito importante para a nossa salvação: o novo nascimento. O novo nascimento é uma experiência espiritual que acontece quando somos regenerados pelo Espírito Santo e nos tornamos filhos de Deus. Essa experiência é vital para a nossa vida cristã e para a nossa relação com Deus. Então, vamos refletir juntos sobre o que a Bíblia nos ensina sobre o novo nascimento.

I. O que é o novo nascimento?

O novo nascimento é uma experiência espiritual em que somos transformados pelo poder do Espírito Santo. Isso acontece quando reconhecemos nossa necessidade de salvação e confessamos nossos pecados a Deus. Em João 3:3-6, Jesus explicou que para entrar no Reino de Deus, é necessário nascer de novo. Isso significa que precisamos de uma nova vida, uma vida espiritual, que só pode ser alcançada através da regeneração pelo Espírito Santo.

II. Por que precisamos do novo nascimento? Precisamos do novo nascimento porque todos nós nascemos em pecado e estamos separados de Deus. Em Romanos 3:23, a Bíblia nos ensina que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Essa condição de pecado nos impede de ter um relacionamento pessoal com Deus e de alcançar a salvação. É por isso que precisamos do novo nascimento, para que possamos ser purificados de nossos pecados e nos tornarmos filhos de Deus.

III. Como acontece o novo nascimento?

O novo nascimento acontece quando somos regenerados pelo Espírito Santo. Em João 3:8, Jesus disse que o Espírito sopra onde quer e que ouvimos a sua voz, mas não sabemos de onde ele vem ou para onde vai. Isso significa que a regeneração pelo Espírito Santo é uma obra divina, que acontece de forma misteriosa e sobrenatural. É por isso que a Bíblia nos ensina que precisamos pedir a Deus o novo nascimento e confiar no seu poder para nos transformar.

IV. Os resultados do novo nascimento

O novo nascimento tem resultados muito importantes em nossas vidas. Em primeiro lugar, nos tornamos filhos de Deus e passamos a ter um relacionamento pessoal com ele. Em João 1:12, a Bíblia nos ensina que, ao receber a Jesus, nos tornamos filhos de Deus. Além disso, somos perdoados dos nossos pecados e recebemos a vida eterna. Em João 3:16, Jesus disse que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Também somos transformados em nossa natureza e passamos a viver de acordo com a vontade de Deus. Em 2 Coríntios 5:17, a Bíblia nos ensina que, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Nicodemos e o novo Nascimento

Nicodemos foi até Jesus durante a noite e perguntou-lhe: “Rabi, sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (João 3:2). Jesus respondeu a Nicodemos dizendo: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3).

Nicodemos ficou confuso com o que Jesus disse e perguntou: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Por acaso pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?” (João 3:4). Jesus respondeu-lhe novamente, explicando que o novo nascimento é uma experiência espiritual em que somos regenerados pelo Espírito Santo.

Leia também: A História do Apostolo Paulo

Nicodemos não entendeu completamente o que Jesus estava falando, mas Jesus continuou explicando que o novo nascimento é uma transformação que acontece quando reconhecemos nossa necessidade de salvação e confessamos nossos pecados a Deus. Somente através da regeneração pelo Espírito Santo é que podemos nascer de novo e nos tornarmos filhos de Deus.

Essa história de Nicodemos nos ensina várias lições importantes. Em primeiro lugar, ela nos ensina que a salvação não pode ser alcançada através das obras ou da religiosidade, mas somente através do novo nascimento. Em segundo lugar, ela nos ensina que a regeneração pelo Espírito Santo é uma obra divina, que acontece de forma misteriosa e sobrenatural. Por fim, ela nos ensina que devemos buscar a verdadeira compreensão da Palavra de Deus e confiar no seu poder para nos transformar.

Queridos irmãos e irmãs, assim como Nicodemos, também podemos nos aproximar de Jesus e buscar o novo nascimento através da regeneração pelo Espírito Santo. Devemos reconhecer nossa necessidade de salvação e confessar nossos pecados a Deus, pedindo-lhe que nos transforme em novas criaturas. Que possamos ter a humildade de Nicodemos e buscar a verdadeira compreensão da Palavra de Deus, confiando no seu poder para nos transformar e nos tornarmos filhos de Deus. Que Deus abençoe a todos nós.

Siga-nos em nosso Canal no Youtube: Pensando Bíblia

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes