HomePerguntas e RespostasO que é um vaso de alabastro na Bíblia

O que é um vaso de alabastro na Bíblia

Introdução

A Bíblia é um livro repleto de símbolos e metáforas que, muitas vezes, podem ser difíceis de entender. Um exemplo disso é o vaso de alabastro, mencionado em várias passagens bíblicas. Mas o que exatamente é um vaso de alabastro na Bíblia? Neste artigo, vamos explorar o significado deste objeto e o que ele pode nos ensinar.

O que é alabastro?

Antes de falarmos sobre o vaso de alabastro, é importante entendermos o que é alabastro. Alabastro é uma pedra calcária branca, translúcida e macia, frequentemente utilizada para fazer vasos, estátuas e outros objetos decorativos. Na época bíblica, o alabastro era altamente valorizado e considerado um material nobre.

O vaso de alabastro na Bíblia

O vaso de alabastro é mencionado em três passagens do Novo Testamento: Mateus 26:6-13, Marcos 14:3-9 e João 12:1-8. Nestas passagens, uma mulher não identificada, geralmente referida como “uma mulher pecadora” ou “Maria de Betânia”, é descrita como tendo um vaso de alabastro cheio de um perfume muito caro.

O ato de quebrar o vaso

Em todas as três passagens, a mulher quebra o vaso de alabastro e derrama o perfume sobre a cabeça de Jesus. Isso é significativo por várias razões. Em primeiro lugar, quebrar o vaso de alabastro significa que ele não pode ser usado novamente. Isso mostra um ato de generosidade e sacrifício extremo, pois o perfume era muito caro e poderia ter sido vendido para obter dinheiro. Em segundo lugar, quebrar o vaso de alabastro também é um símbolo de humildade e submissão, pois a mulher está demonstrando que está disposta a deixar de lado seus bens materiais para honrar a Jesus.

O significado do perfume

O perfume em si também é significativo. Nos tempos bíblicos, o perfume era usado para muitos propósitos, incluindo o embalsamamento dos mortos. No entanto, também era usado como uma forma de honrar os convidados especiais em banquetes e festas. Neste caso, a mulher está usando o perfume para honrar Jesus e reconhecer sua importância e divindade.

A reação dos discípulos

Em todas as três passagens, os discípulos ficam indignados com a ação da mulher. Eles argumentam que o perfume poderia ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. No entanto, Jesus repreende os discípulos e elogia a mulher por sua ação. Isso mostra que a generosidade e o sacrifício são mais importantes do que os bens materiais e que a humildade e a submissão são virtudes valorizadas por Deus.

Conclusão

O vaso de alabastro é um símbolo poderoso na Bíblia, representando generosidade, sacrifício, humildade e submissão

Siga-nos em nosso canal no Youtube: Pensando Bíblia

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes