HomePerguntas e RespostasA história completa da Septuaginta: A tradução que difundiu o Judaísmo e...

A história completa da Septuaginta: A tradução que difundiu o Judaísmo e o Cristianismo

A Septuaginta é uma tradução da Bíblia Hebraica para o grego antigo, realizada no século III a.C. por um grupo de tradutores judeus. Esta tradução teve um papel importante na difusão do Judaísmo e do Cristianismo no mundo antigo, além de ser uma das versões mais utilizadas da Bíblia em todo o mundo. Neste texto, vamos contar a história completa da Septuaginta, desde sua origem até a sua importância nos dias de hoje.

Origem da Septuaginta

A história da Septuaginta começa com o domínio do Império Persa sobre o mundo antigo. No século VI a.C., o Império Persa conquistou a região da Palestina, que era habitada pelos judeus. Nesta época, a língua hebraica era falada pelos judeus, mas o grego antigo era a língua franca do Império Persa e também era amplamente falado no Mediterrâneo Oriental.

Com a conquista persa, muitos judeus foram levados para a Babilônia e, posteriormente, para outras regiões do império. Com o passar do tempo, o hebraico começou a ser falado apenas pelos judeus da Palestina e, em outras regiões do império, eles passaram a falar grego.

No século III a.C., a região da Palestina foi conquistada pelo Império Macedônio, liderado por Alexandre, o Grande. Com a conquista, a língua grega tornou-se ainda mais importante na região e muitos judeus passaram a falar grego como segunda língua.

Foi neste contexto que surgiu a necessidade de uma tradução da Bíblia Hebraica para o grego antigo. Segundo a tradição, a Septuaginta foi encomendada pelo rei Ptolomeu II Filadelfo, que governava o Egito na época. Ele desejava ter uma cópia da Bíblia Hebraica em grego para a biblioteca de Alexandria, uma das maiores bibliotecas do mundo antigo.

A tradição também conta que Ptolomeu enviou uma carta aos judeus da Palestina, pedindo que eles enviassem tradutores para Alexandria, a fim de realizar a tradução. Segundo a lenda, foram enviados 72 tradutores, seis de cada uma das doze tribos de Israel.

Realização da Septuaginta

A Septuaginta foi realizada em três etapas. Na primeira etapa, os tradutores trabalharam na tradução do Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica. Na segunda etapa, foram traduzidos os Livros Históricos e os Livros Poéticos. E, por fim, na terceira etapa, foram traduzidos os Livros Proféticos.

A tradução foi realizada em Alexandria, no Egito, ao longo de vários anos. Os tradutores utilizaram o hebraico e o aramaico como fontes para a tradução e, em alguns casos, traduziram diretamente do hebraico para o grego.

Importância da Septuaginta

A Septuaginta teve uma grande importância na difusão do Judaísmo e do Cristianismo. Primeiramente, ela permitiu que os judeus que falavam grego pudessem ler a Bíblia em sua própria língua, o que ajudou a preservar a cultura e as tradições judaicas em regiões onde o hebraico não era mais falado.

Além disso, a Septuaginta foi uma das principais fontes de inspiração para os autores do Novo Testamento, que escreveram em grego e utilizaram a tradução grega da Bíblia Hebraica em suas obras. Muitas citações da Bíblia feitas por Jesus Cristo e pelos apóstolos são baseadas na Septuaginta.

Outra importância da Septuaginta é que ela ajudou a difundir a cultura grega no mundo judaico. Muitos judeus que falavam grego acabaram adotando a filosofia e a cultura grega, o que ajudou a criar uma síntese entre a cultura judaica e a cultura grega.

A Septuaginta também foi muito importante para a Igreja Cristã primitiva. A maioria dos primeiros cristãos falava grego, e a Septuaginta era a principal versão da Bíblia em sua língua. Muitos dos primeiros cristãos citavam a Septuaginta em seus escritos e a utilizavam como fonte de inspiração em suas práticas religiosas.

A Septuaginta continuou a ser utilizada como a principal versão da Bíblia em grego durante a Idade Média e a Renascença. Ela influenciou a literatura e a cultura ocidental e foi uma das principais fontes de inspiração para a Reforma Protestante.

Hoje em dia, a Septuaginta é ainda uma das principais versões da Bíblia em grego e é utilizada por estudiosos da Bíblia em todo o mundo. Ela é considerada uma obra de grande valor histórico e literário e é uma importante fonte de estudo da cultura e da religião judaica e cristã.

Artigos Populares

Mais Popular

Comentários Recentes